10/01/2015

Second Sight - O livro de "Os Dois Mundos de Jennie Logan"

Viagens no tempo à procura de um amor verdadeiro são filmes quase certos de obterem um sucesso imediato. Películas como Em Algum Lugar No Passado (1980), A Casa do Lago(2006) e Eu te amo, Eu te Amo (1968) mostraram que um bom romance é sempre crível não importa em qual século ele esteja inserido.
Minha história com Os Dois Mundos de Jennie Logan já vem de muito longe, com a minha mãe procurando pelo filme. Apaixonei-me de imediato e quando descobri que foi inspirada em um livro fiz de tudo para conseguir uma cópia.

Primeiramente o procurei em sebos, que nem sequer haviam ouvido falar no livro e não, não há sequer um exemplar traduzido para o português, infelizmente. Em segundo, pedi para uma amiga que viajou para o exterior receber a encomenda dele que fiz pela Amazon por mim. Nenhum resultado, já que como era minha primeira vez fazendo compras por lá não consegui realizar a tempo e ela voltou para cá, sem meu livro.. Enfim, após juntar algum dinheiro do meu salário, atrevi-me a entrar na Amazon de novo e depois de dois meses meu livro finalmente chegou em Setembro de 2014!

Fiquei super feliz de receber meu exemplar! 
Second Sight [em tradução livre algo como "À segunda vista"] conta a história de Jennie Logan, uma mulher que troca a cidade pela seguridade do campo, logo após descobrir que seu marido, Michael, a estava traindo com uma de suas alunas. Jennie se encanta pela casa que compraram e quando descobre o pequeno sótão dela, Jennie está a somente um passo de encontrar seu verdadeiro destino.

Fico bastante segura ao afirmar que prefiro muito mais o livro do que o filme, depois de ler todas as 221 páginas do meu exemplar. Não que Os Dois Mundos de Jennie Logan não seja maravilhoso, mas no livro conseguimos obter mais detalhes das características de cada personagem e descobrimos também todo um novo motivo pela qual a morte do amor de Jennie, David Reynolds, pode ocorrer.

David Williams não é um autor conhecido. Já na página de dedicatórias, ele homenageia a mãe e agradece a inúmeras pessoas, principalmente um pintor chamado Samuel J Warner, que eu aposto que inspirou o escritor a escrever a veia artística de Reynolds.

"O passado é um país estrangeiro: eles fazem as coisas diferentes lá."

A escrita é leve, repleta de detalhes importantes que conseguem demonstrar a diferença de pensamento do século XVIII para o XIX e o do século XX, no qual Jennie está vivendo. Apesar de resenhas na época dizerem que o livro era melhor ser ignorado por ter uma premissa que a "caracteriza como uma nerd e não como uma romancista" eu ainda acredito que a história tem um ótimo ângulo e mistério o suficiente para deixá-lo envolvido até o final da leitura, embora o prólogo tenha deixado um pouco a desejar, deixando-nos com poucas respostas e muitas perguntas, o que em minha opinião, também é necessário em um livro de vez em quando.

Algo que notei durante o livro e não pude deixar de comentar é o fato que o autor e o personagem David Reynolds dividem o mesmo nome. Para mim, é uma clara indicação que talvez o escritor tenha criado esse livro para suprir alguma ideia romântica que ele tinha ou até, uma de suas fantasias. E eu acho isso um tanto inspirador, sendo honesta.

Outras mudanças que notei, de forma geral, do livro para o filme foram algumas que listo a seguir:

*AVISO DE SPOILER*

1. No livro, Jennie não gosta muito de Beverly, uma de suas únicas amigas enquanto que no filme as duas parecem muito próximas.
2. No livro, Jennie se teletransporta para o passado através da confecção de um dos vestidos que David desenhou. No filme ela encontra o vestido intacto no sótão, a não ser por um pequeno rasgo.
3. No livro, a causa da possível morte de David não é o seu caso com Jennie e sim o fato de ele ajudar seu amigo Charles Stickney a fugir para casar com uma das irmãs da sua ex-mulher, Pamela.
4. No livro Dr. Zalsman é um homem e no filme mudaram para uma mulher. Achei a mudança super pertinente para o tom do filme.
5. No livro, Jennie descobre a verdade sobre quem mata David por sua própria conta e não pela Elizabeth, como no filme.
6. No filme, a morte acontece na virada do século XIX, já no livro é no século XVIII, o que muda algumas características na película.
*FIM DE SPOILER*

Tendo dito isso, realmente espero que se algum de vocês tiverem meios para ler esse livro, que o façam. Desde as descrições até a encantadora viagem no tempo, David Williams conseguiu me conquistar e me manter focada até a última palavra.

Uma ótima e leve leitura, sem qualquer pretensão de ser algo além disso. 
Sobre o filme, estrelado por Lindsay Wagner, Marc Singer e Alan Feinstein, descobri algumas curiosidades como o fato de a casa usada para o filme pertencer ao pioneiro Adolpho Camarillo e com sua construção dos anos 1890, ela era perfeita, tirando o fato de que com 1.40 de altura, a casa havia sido adaptada a conveniência de Adolpho, incluindo maçanetas que na primeira cena Lindsay tentou alcançar e não conseguiu. A partir disso, as maçanetas foram recolocadas e voltaram ao normal depois das gravações.
Além da casa, Lindsay afirmou que :"com esses arredores elegantes e esse lindo vestido foi muito fácil me transportar para a era vitoriana."

Com o tema central de acreditar em si mesmo e em seus sonhos, mesmo que todos à sua volta não apoiem, finalmente encontrar Second Sight foi como achar uma prazerosa leitura que nunca me cansarei de recomendar.

Ela se sentiu levantar e retroceder; levantar e retroceder; batendo e batendo contra a barreira até que, a voz dele contraída em uma suave agonia, ela o escutou dizer:" Jennie" e o som de seu próprio nome vindo dele, assim naquele momento, carregou-a até e acima da barreira e com um pequeno agudo choro ela estava acima e além, na beleza e serenidade do outro lado. - Second Sight (pág. 133).



16 comentários:

  1. Respostas
    1. Eu te entendo, Fernando! Eu procurei esse livro que nem uma louca por aqui, mas infelizmente só consegui achar na Amazon e comprei depois de guardar um pouco do meu salário.
      É uma pena que não tenha aqui mesmo, porque ele é muito bom!

      Excluir
  2. AMO ESSE FILME. PASSOU NA GLOBO EM 1981 EU ERA CRIANÇA. FICOU NA MINHA MEMORIA ATE ENTAO. ACHEI NO YOU TUBE. QUE ALEGRIA. É A TERCEIRA VEZ QE ASSISTO E CHOREI AS VEZES QUE ASSISTI. ME IDENTIFICO COM ESSE FILME. SERIAMUITO BOM SE REALMENTE PUDESSEMOS QUEBRAR A BARREIRA DO TEMPO E VOLTARMOS AO PASSADO. VOLTARIA PARA OS TEMPOS DE MINHA ADOLESCENCIA QUANDO AINDA MORAVA NO RIO DE JANEIRO E COM CERTEZA, NAO VOLTARIA PARA ESSA EPOCA. OBRIGADA POR POSTAR O FILME.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gloria! Fico muito contente que você tenha adorado esse filme, é um dos favoritos de minha mãe também. Seria ótimo se pudessemos quebrar a barreira do tempo, talvez assim nós seres humanos parassemos de negar nossas origens, boas ou ruins.
      Beijos e volte sempre que quiser! :)

      Excluir
  3. Amei este filme, mas A carta de Amor que indicou nao encontrei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Hurda, tudo bem?

      Dei uma procurada e achei o filme para baixar por torrent, neste link: http://downloaddubladosc.blogspot.com.br/2011/09/carta-de-amor-love-letter-hallmark-1998.html

      Espero que seja esse que esteja procurando!
      Abraços :)

      Excluir
  4. Procuropor esse livro á muito tempo e ainda não o encontrei. O filme é muito bom. Eu o assisti pouco antes de "Em algum lugar do passado" e jamais o esqueci. Um marco!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esse filme junto com Em Algum Lugar do Passado é um dos meus favoritos que envolvem romance e viagem no tempo. Eu também quase não achei esse livro, demorou bastante para chegar, já que comprei do amazon! Espero que um dia você consiga ler! Se tiver a disponibilidade é só procurar no amazon.com! :) Espero ter ajudado!

      Excluir
  5. Como você, também amo esse filme! Eu era criança e me apaixonei na época. Sempre achei a Lindsey Wagner linda e o Mark Singer um gato! Adorei poder assistir o filme! Vou procurar pelo livro. Obrigada por essa oportunidade.

    ResponderExcluir
  6. Como você, também amo esse filme! Eu era criança e me apaixonei na época. Sempre achei a Lindsey Wagner linda e o Mark Singer um gato! Adorei poder assistir o filme! Vou procurar pelo livro. Obrigada por essa oportunidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, acho o Mark Singer MARAVILHOSO! Infelizmente o livro não tem aqui no Brasil pra comprar, já tentei de todo o jeito, mas pela amazon dá para comprar tranquilamente! Obrigada você por passar por aqui e deixar seu comentário!

      Adoro este filme, assim como Em Algum Lugar no Passado e o Fantasma Apaixonado.

      Volte sempre :)

      Excluir
  7. Esse filme é lindo. Eu o via quando criança e voltei a vê-lo no Youtube.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sara, muito obrigada pela sua visita!
      Apaixonei-me pelo filme graças à minha mãe e até hoje sempre assisto! Sempre quis achá-lo dublado, mas sem sucesso!
      E concordo que é um filme liiindo demais!
      Obrigada e volte sempre :)

      Excluir
  8. Esse livro só tem em ingles?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Susana, tudo bom?
      Infelizmente, o livro só tem em inglês mesmo, nunca foi lançado aqui no Brasil, diferente do Fantasma Apaixonado. Já o filme também nunca teve um lançamento aqui também!
      Infelizmente :(
      Mas muito obrigada pela visita e volte sempre :)

      Excluir
  9. Oi, achei esse livro pra ler online: https://openlibrary.org/books/OL9407536M/Second_Sight

    ResponderExcluir