20/07/2014

Adoráveis Mulheres 1933 X 1949 X 1994

O livro As Mulherzinhas ou Adoráveis Mulheres- depende da tradutora- de Louisa May Alcott continua atraindo leitores até hoje. A história das irmãs que apesar de tudo ainda se amam reúne várias personagens de ouro como: Jo, a moleca, Amy, a atrevida, Beth, a timída e Meg, a vaidosa.
O livro, como parte de um padrão típico de Hollywood, foi adaptado inúmeras vezes e aqui destacarei as versões para o cinema.
Na verdade, neste post farei a comparação entre as personagens do filme e a narrativa em cada adaptação do livro, como uma competição. Que tal começarmos?


Josephine March

Katharine Hepburn como Jo na versão de 1933


June Allyson como Jo na versão de 1949


Winona Ryder como Jo na versão de 1994:



Minha escolha?

June Allyson como Jo, claro! Embora a mais velha das três, ela tinha 32 anos quando interpretou a espoleta Josephine, June conseguiu mesclar o espírito da personagem sem parecer forçada como Katharine ou um tanto modesta como Winona. Quando eu penso em Jo, eu penso em June Allyson, sem dúvidas.

Amy March 


Joan Bennett como Amy na versão de 1933

Elizabeth Taylor como Amy na versão de 1949


Kirsten Dunst e Samantha Mathis como Amy na versão de 1994

Minha escolha? Um empate entre Joan e Elizabeth com uma ligeira vantagem para Elizabeth Taylor. Diferente de Kirsten e Samantha, elas conseguiram tornar uma personagem aparentemente egoísta e sem qualidades excepcionais em alguém divertida e querida, apesar de algumas latentes falhas. E sim, eu sei que na versão de 1949, Amy não é a irmã mais nova, mas não faz diferença. Elizabeth fez o papel tão bem que até relevei esse detalhe.

Meg March

Frances Dee como Meg na versão de 1933


Janet Leigh como Meg na versão de 1949


Trini Alvarado como Meg em 1994


E a escolhida é.... na verdade, para mim, é um empate entre Trini e Janet Leigh. As duas interpretam a personagem de forma brilhante, embora Janet coloque uma veia mais cômica em sua interpretação enquanto Trini se mantém mais séria. Ambas no entanto, ganham meu voto!

Beth March

Jean Parker (1933)


Margaret O'Brien (1949)



Claire Danes (1994)



A escolha? Sem dúvida alguma Margaret O' Brien. A performance dela como a sofrida e tímida Beth é uma das melhores que eu já vi. Mesmo com pouca idade, na época a atriz tinha 12 anos, ela rouba a cena em cada momento em que aparece. Ela consegue transformar uma Beth fraca em alguém que faz parte da alma da família. Atuação incrível!!!



Laurie 


Douglass Montgomery como Laurie em 1933


Peter Lawford como Laurie (1949)

Christian Bale como Laurie (1994)


O escolhido? Para mim é  o Christian com certeza. O retrato dele de Laurie é exatamente como sempre o imaginei. Ele é sedutor, excêntrico e brincalhão assim como o Laurie sempre me pareceu. Em segundo lugar está o Peter, que perdeu a primeira posição por muito pouco. Ele tem uma ótima quimíca com June Allyson e interpreta Laurie com leveza. Douglass fica por último com sua atuação um tanto mediocre nesse filme e por não ter qualquer química com Hepburn.

John Brooke

John Lodge como John Brooke (1933)


Richard Wyler (1949)


Eric Stoltz como John em 1994


Minha escolha? Eric Stoltz como John Brooke. Não sei se é porque eu tenho uma queda por ele desde que assisti Alguém Muito Especial de 1987 (e sério se você não viu, assista agora!), mas Eric conseguiu fazer com que eu realmente gostasse de um personagem que eu sempre vi como secundário e sem tanta importância. Minha escolha definitiva.


Professor Bhaer

Paul Lukas( 1933)

Rossano Brazzi em 1949

Gabriel Byrne (1994)

A escolha? Rossano Brazzi. Ele consegue dar ao professor um toque charmoso e uma leveza a um personagem que eu nunca considerei essencial e sim presente devido a algumas escolhas de Jo. Gabriel Byrne é ótimo, mas o par com Winona não combina para mim, e o mesmo digo de Paul que também me pareceu um tanto forçado demais.


A pontuação?
Adoráveis Mulheres(1933): 1
Adoráveis Mulheres (1949): 5
Adoráveis Mulheres(1994) : 3

O vencedor? A versão de 1949, óbvio.

E para você, qual é sua versão vencedora de Adoráveis Mulheres


Um comentário: