16/04/2014

A inspiração por trás da música.

Como muitos fãs sabem, vários músicos compõem canções se baseando em um amor perdido na vida real. Ou até um amor de irmãos, de amigos. E muitas vezes, as conhecidas "inspirações musicais" fazem uma grande parte desse processo.
Aqui colocarei cinco músicas que tiveram como inspiração uma outra pessoa, pela qual o compositor estava apaixonado, já que se colocasse todas desse gênero ficaria aqui por um longo tempo.
E lembrando, que não estão em ordem de preferência.
Aproveitem:

1. "Long Distance Winner" de Stevie Nicks.


Lindsey- à esquerda- e Stevie eram a definição da música do U2: "Não consigo viver com ou sem você". 

Essa música foi escrita por Stevie Nicks sobre Lindsey Buckingham - e para quem mais seria? Se você não sabem quem eles são, o par fazia parte da famosa banda Fleetwood Mac do final dos anos 1960/70 e que continua na ativa até hoje, apesar da constante mudança no passado de integrantes.( Enfim...a história é muito longa para um post desses.) 
A relação de Stevie e Lindsey era completamente conturbada, repleta de altos e baixos e quando eles terminaram nem ao menos conseguiam ficar em uma mesma sala juntos, já que um irritava ao outro de forma extrema.
Mesmo assim, a relação deles produziu incríveis músicas como a 'Long Distance Winner', na qual percebe-se que o casal já tinha grandes dificuldades, apesar de que na época apenas tivessem começado a namorar.

A música faz parte do primeiro projeto dos dois antes de Fletwood Mac e o alcance vocal de Stevie é sensacional.


2. "Dark Sweet Lady" por George Harrison.

George também dedicou outra canção para Olivia como "Beautiful Girl".

A maioria dos fãs dos Beatles, e do George Harrison, escolhem por se focar no relacionamento dele com Pattie Boyd e do triângulo amoroso que se ocasionou com Eric Clapton, porém Olivia Arias, foi muito importante na vida de George. Eles se conheceram em 1974 e tinham muitas coisas em comum, tanto que se apaixonaram e se casaram em 1978. 
Os dois passaram por inúmeras coisas juntos, como o ataque do fã Michael Abraim a casa deles e o nascimento do filho único de George, Dhani. ( e sério, ele parece MUITO com o pai.)
Essa canção aparece no álbum "George Harrison"  e mostra a força e o amor presente no relacionamento dos dois. Simplesmente magnífico.


♪ ♫ "You gave me everything, I've really fallen."♪ ♫ 


3. "Mania de Você"- Rita Lee


Ela o conheceu quando ele tocava na banda de Ney Matogrosso e o resto é história.

Rita Lee é conhecida como uma das grandes cantoras de rock brasileira. Com o seu jeito diferente e único, ela conseguia atrair a atenção de todos. Junto com seu "marido", Roberto de Carvalho, desde 1976, a parceria deles é tão bem-sucedida que as maiores canções de Rita Lee foram escritas com ele.
E 'Mania de Você ' em especial, segundo Rita Lee, aconteceu quando: "Fizemos depois de uma trepada na casa em que a gente morava no Pacaembu (São Paulo). (…) Quando acabou, nasceu a música. Ele pegou o violão e eu escrevi a letra, ali. Os dois completamente suados”. 
E a parceria- e o casamento deles- continua sendo como um das mais bem-sucedidas da música brasileira. Escuta só: 

A música foi lançada em 1979 e continua fazendo o maior sucesso.

4. 'Back in Vânia" de Nando Reis.

Não sou grande fã de Nando, mas é inegável que suas composições são geniais. 
Nando Reis, famoso por si só e por ser o baixista do Titãs, sempre foi contrário ao o que o comum representa. Casado desde 1985, com Vânia, ele se separou dela em 2003 e se juntou com Anna Butler, com quem ficou por dois anos antes de voltar para Vânia. Afirmando que ela é " a única pessoa que entende esse avesso[ao casamento] e faz dele algo positivo é a minha mulher, a Vânia. Dela eu gosto de ser marido", Nando praticamente dedicou a compilação "Sei" para sua agora mulher por uma segunda vez. Destaco a música Back in Vânia que é realmente uma declaração de amor.



♪ ♫"Pra que eu diga que a vida, sem ela não tem razão."♪ ♫

5. "Thank You" - Led Zeppelin.

Maureen e Robert eram um casal harmonioso, embora as groupies fossem parte constante da vida da banda e da dele também. 

Led Zeppelin é inquestionavelmente uma das maiores bandas de rock do mundo. Seus riffs grandiosos- pelo talentosíssimo Jimmy Page-, seus acompanhamentos e solos a parte de bateria, pelo incrível John Bonham,  e a potência de baixo requerida para muitas de suas canções, dada por John Paul Jones, são um dos grandes marcos do rock n' roll e seus anos sempre dourados.

Muitos podem até se chocar, mas Robert Plant, o vocalista dessa inestimável banda, já era casado quando Led Zeppelin começava a fazer sucesso. O nome de sua esposa era Maureen Wilson, e com ela Robert teve três filhos: Carmen, Karac( que infelizmente morreu com 5 anos por uma infecção viral) e Logan Romero( que é a cara do pai, só que moreno).

Os dois ficaram juntos de 1968 até 1983, passando por uma terrível acidente de carro e a ruptura da banda pela morte de Bonzo e outras coisas mais. E até pelo fato de ele ter se apaixonado pela irmã dela, Shirley- depois do divórcio com Maureen, claro- e com ela tendo mais um filho chamado Jesse Lee. Coisa doida mesmo!

Enfim, a música Thank You foi escrita para Maureen como uma forma de agradecê-la por sempre estar com Plant, nos bons e maus momentos e está no álbum "Led Zeppelin II". E é simplesmente perfeita e inspiradora. Veja só:


♪ ♫"If the sun refused to shine I would be still loving you"♪ ♫



Essas são só algumas de minhas inúmeras escolhas de canções que espero poder compartilhar com vocês aqui no blog.  E que realmente são declarações incríveis sobre o que cada um desses músicos passava no momento da canção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário