11/04/2014

Hattie McDaniel- uma lenda.

Hattie McDaniel, mais conhecida por interpretar Mammy no E o Vento Levou....(1939), era uma atriz soberba! Tão incrível que foi a primeira atriz negra a ganhar um Oscar. E mesmo assim não pode comparecer a estreia do filme que lhe deu o prêmio em Atlanta pela falha desculpa de que " só haviam acomodações para pessoas brancas." Sim, pessoal, esse absurdo era usada como desculpa naquela época. ( e hoje infelizmente continua, somente um pouco mais bem camuflado).

Hattie recebendo o Oscar de Melhor atriz coadjuvante em 1940. 


Ela foi uma pessoa que sempre me cativou. Nascida em 1895 no Kansas, EUA, Hattie era de uma família bastante religiosa. Demorou um tempo para que ela engrenasse nas rodas do cinema, e ela mesma dizia, que "preferia interpretar uma empregada do que ser uma." Com essa mentalidade, muitas pessoas, especialmente da sua comunidade criticavam os papeis subordinados que ela constantemente fazia. Sobre isso foi dito, que ela ficou extremamente chateada com tais fortes reações contra ela.
Com mais outros papéis e um seriado no rádio- no qual ela foi a primeira negra também a cantar no rádio-, ela morreu em 1952, depois de lutar por mais de um ano contra um câncer.

O artigo que trago aqui hoje é de uma pessoa tão interessada nela quanto eu. Espero que vocês apreciem:


"Quem se lembra de Hattie?"

Por dois anos eu venho coletando material para uma biografia sobre a atriz Hattie McDaniel(1895-1952). O papel mais celebrado dela foi Mammy em E o Vento Levou...
Na sua juventude, ela foi uma atendente do lavatório no Sam Pick's Suburban Inn em Milwaukee.
Uma noite, depois do show principal ter acabado, o gerente pediu algum entretenimento por parte dos ajudantes. Hattie subiu no palco e cantou "St Louis Blues" e ela nunca mais trabalhou em outro lavatório pelo resto da vida dela. 
Eu sei que é algo quase impossível, mas será que há algumas pessoas em Milwaukee que se lembre de Hattie McDaniel e o começo da sua vida no show business no bar Sam's Pick? Ainda há um Sam Pick's em Milwaukee?
Eu seria muito grato por qualquer ajuda nisso."

O livro de Carlton Jackson foi realmente feito e se chama: Hattie: A vida de Hattie McDaniel( em tradução literal). Hattie era uma artista que infelizmente não é lembrada como deveria. Gostando ou não dos papéis dela, é inegável que ela abriu muitas portas para grandes artistas negros e que sem sua coragem, de entrar no sistema e lutar dentro dele para sobreviver, muitas conquistas no entretenimento não poderiam ser alcançadas.

Espero que eu tenha instigado você a conhecer mais sobre essa maravilhosa atriz que garanto eu, roubava a cena em cada filme que atuava. Até o resto de sua vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário