30/12/2013

E se...Vivien Leigh tivesse trabalhado com Alfred Hitchcock?

Começarei dizendo que Vivien Leigh é minha atriz favorita de todos os tempos. Se você ou qualquer um me perguntasse "Qual é a sua atriz favorita?" eu diria o nome de Vivien sem se quer pestanejar.
Alfred Hitchcock é um de meus diretores de suspense favoritos. Algumas pessoas dizem que seus filmes hoje não são mais relevantes e eu discordo completamente. Seus filmes contem uma atualidade incrível e seus mistérios psicológicos são extremamente bem feitos.
Por isso sempre imaginei Vivien Leigh atuando em um de seus filmes. Ela era uma atriz poderosa, vivaz e que dominava a tela assim que ela aparecia. Quando ela estava em uma cena Vivien chamava toda a atenção e ninguém mais.

Vivien era uma força das telas e dos palcos.



Alfred Hitchcock era brilhante. Seus filmes continuam sendo assistidos por milhares de cinéfilos e seu poder de diretor ainda é venerado por todos.
Hitchcock era um diretor de alto escalão.
Então eu pensei: "Uma grande atriz e um maravilhoso diretor! Por que será que não fizeram um filme juntos?". Afinal, o marido - naquela época noivo- de Vivien Leigh, Laurence Olivier, fez um filme com o diretor chamado Rebecca (1940) e Leigh tinha feito um teste para interpretar a segunda mulher do personagem de Laurence, a Mrs. DeWinter.

"Sabia que era boba, tranquila e sem experiência.
Suponho que foi por isso que você se casou comigo."

(http://www.youtube.com/watch?v=HxTEDtkXxxM) Teste para o filme Rebecca (1940)-áudio em inglês e legenda em espanhol.

Hitchcock não achou que ela fosse ideal para o papel da segunda Mrs. DeWinter, afinal a segunda esposa era uma mulher boba, frágil e que fazia de tudo para agradar seu novo marido. Alfred na verdade achava que ela ficaria ótima no papel de Rebecca, a primeira mulher de DeWinter, porém ela não aparecia no filme.

O papel ficou para Joan Fontaine que realizou um incrível trabalho como uma menina doce e inexperiente.

O papel na verdade ficou para Joan Fontaine que infelizmente faleceu este ano.
Faz muita falta.
(http://www.youtube.com/watch?v=FaMYJO-aWpU) Teste para Rebecca(1940)-áudio em inglês.
Sim, Vivien Leigh não era ideal para aquela papel, mas sempre quis saber porque Hitchcock nunca a chamou para trabalhar com ele novamente ou até mesmo fazer um teste.
A única explicação plausível para mim foi esta:
Alfred era conhecido por seu fraco por mulheres frágeis e em grande parte loiras, para interpretar os papéis de seus filmes. Vivien era uma mulher totalmente oposta: ela tinha uma personalidade forte, não tinha medo de ser ela mesma e era muito sedutora.
As personagens de Hitchcock sempre tinha uma fragilidade latente e uma delicadeza suave. Vivien era forte e não tinha medo de mostrar isso.
Para mim, Hitchcock nunca a chamou para um papel por não ser o que ele considerava um 'personagem ideal'.Ela não tinha a aparência de uma mulher fraca e para mim isso contribuiu e muito com o fato de Hitchcock nunca chamá-la para fazer algum papel.
Vivien não era a mulher ideal idealizada de Hitchcock para os filmes e isso foi um fator decisivo.
Eu pessoalmente adoraria ter visto os dois trabalharem juntos. Acho que ambos se beneficiariam e muito com tais presenças e atuações.
Contudo, a história não pode ser mudada e essas duas personalidades fortes poderiam não ter se dado muito bem por outro lado.
O que é inegável é que Vivien Leigh e Alfred Hitchcock eram experts no que faziam e assisti-los em seus elementos é sempre um incrível e imensurável prazer.















Nenhum comentário:

Postar um comentário