29/12/2013

Oasis- a banda que te deixará maravilhado.

Um som poderoso. Dois irmãos com duas grandes vozes. Membros da banda que são constantemente arrastados para brigas absurdas e músicas que moldaram e continuam atraindo novas e antigas gerações.
Sim, essa banda é o Oasis.
Meu caso de "amor" com essa banda incrível vem desde de criança.Não, meus pais e nem ninguém próximo de mim escuta esse tipo de música, mas por acaso um clipe deles passava na televisão e me encantei.Desde que consegui um mp3- daqueles piratas- baixava músicas deles.
As canções são incríveis e todos da banda tem um estilo surreal e psicodélico que conseguem fazer com que você se encante.
Por essas e outras razões que considero essa banda obrigatória na lista de músicas de qualquer um com o mínimo de bom gosto.
Que tal agora conhecermos um pouco dos integrantes e suas histórias?




 Noel Thomas David Gallagher - líder e principal guitarrista até 2009.


Quer você goste mais do Liam ou do Noel é praticamente impossível negar que Noel foi o principal compositor do Oasis. Ele na verdade somente se juntou a banda "verde" de seu irmão Liam se ele virasse o líder e o principal compositor de músicas da banda.
Com 46 anos, Noel agora tem sua própria banda- a Noel Gallagher's High Flying Birds, que ele montou assim que Oasis acabou.
Sim, se você não sabia o término da banda ocorreu em 2009- infelizmente.
Ele é fanático por futebol também e seu time favorito é o Manchester City igual ao seu irmão Liam. Tanto que até já pensaram em comprar o time.
Noel desde pequeno tinha uma grande habilidade com instrumentos, mesmo não tendo tido uma infância considerada feliz. O pai de ambos(Noel e Liam) - Thomas- era bêbado e viciado em jogo.
Mesmo assim Noel manteu contato com seu pai trabalhando para uma companhia de material de construção que Thomas era dono. A relação dos dois continuava ruim e ele resolveu encontrar outro emprego. Foi nesse trabalho que ele se machucou e teve de permanecer de cama por vários meses. O meio de distração que ele encontrou foi compor músicas. Várias que entraram no primeiro álbum da banda, Definitely Maybe( 1994).
Ele soube por sua mãe que seu irmão Liam- ele ainda tem outro irmão chamado Paul- estava iniciando uma banda e bem...o resto é história.

     William "Liam" John Paul Gallagher- vocalista da banda até 2009.

William é 5 anos mais novo que Noel e o caçula da família. Os dois irmãos - como já foi falado- tinham uma relação instável com seu pai e o medo aterrorizante que eles tinham dele fez com que os irmãos gaguejassem. Para a gagueira acabar, eles passaram 4 anos em terapia.
A mãe deles Peggy finalmente largou do marido quando Noel tinha dezessete anos. Liam era extremamente ligado a mãe e os dois irmãos- Paul(o primogênito) e Noel (o do meio)- o chamavam carinhosamente de "meu garoto".
Na escola, ele conheceu Paul McGuigan - tocador de baixo- e os dois se tornaram bons amigos. Em 1990- quando Liam tinha 18 anos- Paul mencionou que tinha uma banda chamada The Rain e que gostaria que ele se juntasse a ela. Liam então se tornou o vocalista e Paul Arthurs era o guitarrista principal. Tony McCarroll era o baterista.
Todos viam potencial na banda, mas como um grupo eles não conseguiam fazer muitos shows. Foi aí que Noel viu a performance deles e achou que mesmo tendo sido desastroso, eles tinham futuro.
Foi aí que Oasis nasceu. Noel disse que os ajudaria e entraria na banda se ele se tornasse o líder e principal compositor da banda. Também pediu para que o nome fosse trocado por Oasis ao invés de The Rain.
Depois do término da banda, Liam fundou Beady Eye.

Paul- Bonehead- Arthurs- guitarrista rítmico até 1999.

Paul era amigo de infância dos Gallagher e seu apelido Bonehead veio devido ao tipo de corte de cabelo- curto e rente- que ele usava quando era mais novo.
Ele nasceu em 23 de junho de 1965 e em 1981 ele abandonou a escola. Começou a trabalhar como um construtor de prédios e começou uma banda com seus amigos: Paul McGuigan, Tony McCarroll e Chris Hutton chamada The Rain- como já falado antes- em homenagem a o B-Side dos The Beatles chamado Rain.
Ele possuía uma van onde levava os equipamentos e os integrantes da banda. Ele chamava o meio de transporte de The Bonemobile.
Assim que Chris desistiu da banda e Liam o substituiu, Oasis estava nascendo.
Ele saiu da banda em 1999 por motivos familiares, já que queria passar mais tempo com seus filhos e sua família.



Paul-Guigsy- McGuigan- baixista da banda até 1999.


Paul era um grande jogador de futebol.Infelizmente com dezesseis anos ele sofreu uma lesão em um ligamento do joelho e seu sonho não poderia mais acontecer. Ele é um grande conhecedor de futebol e escreveu um livro sobre o jogador Robin Friday - The Greatest Fotballer You Never Saw [O Grande Jogador de Futebol que você nunca viu- em tradução livre] junto com Paolo Hewitt.
Ele nasceu em 1971 e seu time favorito é o Manchester City. 
Ele saiu da banda devido a desavenças. Dizem até que ele se demitiu por uma mensagem de fax. Noel disse que tentou contatá-lo durante muito tempo, mas nunca obteve resposta. Mesmo assim, ele garante que não tem nenhum rancor do Paul.


Antony "Tony" McCarroll- baterista da banda até 1995.
Nasceu em 4 de junho de 1971 e estava lá desde do inicio.
Ele e Noel nunca estiveram em bons termos. Desde do "incidente de mil libras" no qual Noel tinha que comprar equipamentos novos para a banda com o dinheiro da gravadora e não comprou uma nova bateria para Tony e sim mais uma guitarra para si mesmo, os dois nunca se deram bem.
Alguns até brincam que no clipe Live Forever já se notava um aviso, afinal todos na banda o enterravam vivo.

Após sair da banda- depois de várias brigas com Noel e dizeres de que ele não era um bom baterista- processou Oasis para conseguir royalties de sua participação da banda e o dinheiro do contrato da gravadora Creation.
Ele finalmente laçou uma biografia intitulada Oasis- The Truth em 2010.



Alan White- baterista que substituiu Tony. Ficou de 1995 até 2004.

Alan White foi escolhido para substituir Tony e logo após entrar na banda teve de se apresentar a milhares de pessoas. Um desafio, claro.
Ele foi escolhido pois um amigo de Noel, Paul Weller disse que ele era um incrível baterista. Ele é também, com seus 41 anos de vivência, o baterista que mais durou na banda Oasis.
Ele saiu da banda por causa de problemas pessoais e agora vive uma vida sossegada em Londres.

Zak Starkey- substituto de Alan. Ocupou o cargo de 2004 a 2008.


Parece haver uma maldição entre os bateristas do Oasis. Nenhum deles dura muito realmente.
Zak Starkey, filho do ex-beatle Ringo Star e depois baterista da maravilhosa banda The Who. Hoje com 48 anos, começou a se interessar por música quando seu padrinho Keith Moon, baterista do The Who até sua morte, lhe deu um kit de bateria quando ele tinha 8 anos.
Mesmo participando do Oasis, ele não era um integrante oficial e raramente aparecia nos eventos promocionais do grupo. Ele tinha de dividir sua atenção entre os dois grupos- Oasis e The Who- e eventualmente escolheu o The Who.
Muitos dos seus compromissos com o Oasis o impossibilitaram de trabalhar no álbum Endless Wire do The Who.
Ele continua tocando como membro não oficial de diversas bandas.


Colin Murray"Gem"Archer - guitarrista de Oasis de 1999 até 2009.

É um amigo pessoal de Noel, por isso ele o chamou para substituir Bonehead. Noel o chamou porque o conhecia desde do tempo da gravadora Creation.
No começo ele recebia um salário normal por show, já que ainda não era um membro reconhecido da banda. Ele teve muita influência na banda, escrevendo muitas músicas e recebendo créditos a partir do álbum Standing On The Shoulders Of Giants.
Permaneceu com a banda até o fim e hoje com 47 anos participa da banda Beady Eye como backing vocal e guitarrista da banda.
Beady Eye teve que fazer uma pausa devido alguns problemas de saúde de Archer e finalmente, depois de 3 meses, voltou à ativa.

Andrew "Andy" Bell - baixista do Oasis de 1999 até 2009.

Ex- integrante da banda Ride e Hurricane #1, Andy entrou no Oasis quando eles procuravam substitutos para Bonehead and Guigsy.No último minuto, Bell teve que aprender a tocar praticamente todo o repertório do Oasis antes do seu primeiro show.
Ele, igual ao outro membro da banda Gem, não ganhou créditos do álbum Giants já que não participou do processo de gravação.
Ele depois contribui muito para a banda e hoje com 43 anos se juntou a banda de Liam, Beady Eye, tocando o baixo.

Chris Sharrock- baterista da banda de 2008 até 2009.


Entrou na banda assim que Zak saiu. Começou sua carreira na banda chamada The Cherrie Boys em 1981 com 17 anos. Ele entrou na banda Oasis, como já falei, em 2008 e não teve participação no álbum Dig Out Your Soul (2008),mas saiu em turnê com eles logo depois.
Noel brincava com a quantidade de bateristas que eles tiveram e disse " Esse é o nosso último baterista". Claro que ele estava certo, já que eles terminaram a banda de vez em 2009.
Ele participa da banda Beady Eye como baterista hoje em dia,com força total de seus 49 anos bem vividos.


Oasis
O começo da banda já foi contado acima, já que faz parte da história dos integrantes. Agora conheceremos um pouco do sucesso e triunfo dessa banda.

Depois de assinaram com a gravadora Creation em 1994, a música Supersonic do álbum Definitely Maybe finalmente entrou nas paradas de sucesso do Reino Unido.

A canção Supersonic tem um arranjo super gostoso de escutar.

A música Shakermaker também se tornou um hit lá no R.U no verão.

Shakermaker é uma balada muito boa de se escutar.

Mas o clipe e a música de mais sucesso deles foi Live Forever da qual eu já mencionei.

Foi o maior sucesso da banda no Reino Unido até aquele momento.


Já o segundo álbum deles (What's the Story)Morning Glory? fez um enorme sucesso fora do Reino Unido e lançou a banda em uma plataforma internacional.

Wonderwall foi um dos grandes hits desse álbum.
Liam canta essa faixa e a música é associada imediatamente ao Oasis.


Don't Look Back in Anger, diferentemente de todas as músicas foi cantada por Noel.
Sobre isso, a história é a seguinte: Noel tinha decido que nesse álbum ele cantaria uma das músicas. E disse para Liam escolher qual canção queria cantar Wonderwall ou Don't Look Back in Anger .
Liam tinha ficado com a segunda canção no começo, mas depois quis trocar por Wonderwall.
Por isso não se confunda!Se é que é possível! 


Esta música se chama Champagne Supernova e é uma das minhas favoritas.

E aparentemente a de Bonehead também, já que tanto Liam quando Noel confirmaram que quando ele escutou a música ele chorou.
Essa composição é sensacional!

Em 1997 lançaram o disco Be Here Now, porém não teve o impacto dos álbuns anteriores. Eu pessoalmente gosto bastante do disco em si.


Don't Go Away é uma música cativante.



Stand By Me é inesquecível para mim.

Em fevereiro de 2000 eles lançaram o álbum Standing On The Shoulders Of Giants que não lançou nenhum single memorável ao grande público, mas eu recomendo e muito a faixa Gas Panic!

E a faixa Who Feels Love é maravilhosa também.




Sunday Morning Call é uma canção envolvente e contundente do álbum.

Em 2002 o Oasis lançou outro álbum chamado Heathen Chemistry com os novos membros Gem Archer e Andy Bell em julho. A música escrita por Liam chamada Songbird foi a primeira da história do grupo a não ter nenhuma ajuda de Noel.

Songbird é uma ótima canção e tem uma suavidade muito reconfortante.


Stop Crying Your Heart Out, também desse álbum é uma canção que adoro.


2005 foi o ano para se lançar o novo álbum Don't Believe the Truth dos quais recomendo as músicas Turn Up The Sun e Lyla.



Turn Up The Sun é incrível e muito bem escrita.

If you can't hear me call then I can't say, Lyla!
Heaven help you catch me if I fall!

Dig Out Your Soul(2008) foi o nono e o último álbum do Oasis. Recomendo e muito a música Falling Down já que é uma de minhas favoritas.

Falling Down tem um clipe digno e inesquecível, representando a família real da Inglaterra e a princesa Diana.

Nature of Reality é uma música envolvente e surpreendente.

Contudo, é claro que na vida de uma banda- e principalmente de uma banda de rock bem sucedida- nem tudo são flores.E os espinhos consomem e acabam com toda a banda e a alegria de uma vivência outrora menos conturbada.
Liam e Noel eram conhecidos por serem voláteis e resmungões.Ambos não tinham medo de lavar suas "roupas sujas" em público e falar mal de outras bandas e cantores que achavam indignos.
Os dois irmãos não tinha um relacionamento saudável entre si e Liam sempre aparecia nos tabloides que contavam sobre seus ataques de fúria e suas bebedeiras e seu estilo festeiro de ser.
Noel era mais desbocado e sempre causava alguma controvérsia, quer falando mal de um membro de sua própria banda ou de outras.
Com boatos que os dois saíram no tapa em uma gravação no estúdio, Noel anunciou que sairia da banda em um festival em Paris em 2009. Suas exatas palavras foram: "É com alguma tristeza e um grande alivio que eu digo que saio do Oasis hoje.Pessoas escreverão e dirão o que querem, mas a verdade é que eu não conseguiria trabalhar com Liam mais um dia sequer."
Assim uma banda promissora acabou. Desavenças, falta de entendimento de ambas as partes acabou com o Oasis e a verdade é que todos tiveram o seu grau de culpa.
Boatos circulam que a banda irá se reunir um dia. Paul- irmão mais velho de Noel e Liam- diz que ambos ainda tem muito a resolver, mas que acredita que um dia reunirão o grupo novamente.
Agora é só esperar para ver e enquanto isso escutar as incríveis canções que eles nos deixaram. E que sempre permanecerão clássicos do Rock. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário