23/06/2014

O ritmo quente de Dirty Dancing.

Aposto que em algum momento da vida de vocês, alguém tenha dito esta frase: "Ninguém coloca a Baby de lado." E aposto também que alguém disse que Patrick Swayze nesse filme era um sonho (e ele é mesmo, mas logo chegaremos lá). Pois bem, eu tinha ouvido falar desse filme há muito tempo atrás, mas sempre fiquei relutante em assisti-lo.
Eu dizia para mim mesma: "É só mais um filme bobinho de dança. Nada extraordinário." Mas finalmente, um dia, minha curiosidade se tornou insuportável e eu fiz questão de assistir mesmo que fosse para confirmar meus pensamentos. E posso dizer que sou uma fanática - fanática mesmo- por esse filme desde então.

Depois de ver o filme eu entendi o apelo e por que tantas pessoas o amam de paixão. Contudo, não se engane. Dirty Dancing(1987) é um desses filmes que ou você ama ou você odeia. Não há meio termo.
O roteiro foi escrito pela Eleanor Bergstein e como ela mesma afirma, o filme é um tanto autobiográfico sim: "É verdade até o fato de que qualquer autor escreve se baseando em sua própria vida. Eu fui chamada de 'Baby' até os 22 anos, eu fui a Catskills (lá havia uma pousada) com meus pais e eu dançava daquele jeito desde os 10 anos de idade."



Eleanor, no entanto, somente resolveu fazer esse filme quando ela criou o script de Esta é minha chance (1980) com Michael Douglas. Nele havia uma cena de dança um tanto sensual entre os protagonistas que ela escreveu, mas os produtores descartaram. Foi aí que ela teve a ideia de desenvolver essa cena e torná-la em um roteiro completo. Muitos estúdios ignoraram o conceito, mas Eleanor continuou até que um pequeno estúdio de filmes chamado 'Vernon' decidiu apoiá-la nesse jornada.
E que jornada difícil. O filme tinha apenas um orçamento de 6 milhões de dólares e foi praticamente rejeitado pelos críticos de cinema. Mas antes de falarmos desse assunto, devemos saber sobre os protagonistas: a adorável Jennifer Grey e o sensual Patrick Swayze.

A química entre os dois era simplesmente inegável, como os atores mesmos afirmaram.
Jennifer e Patrick já se conheciam de um outro filme no qual trabalharam juntos chamado Amanhecer Violento(1984)- e como esse filme é ruim, mas enfim- nele, os dois interpretaram um possível casal romântico e Jennifer disse que eles até gravaram uma cena de amor nele, mas que foi cortada do filme. Além disso, os dois não se deram muito bem durante as filmagens. Patrick é um ator obstinado e fazia questão de dar tudo de si e sempre se manter no personagem, que naquele filme era um tipo de soldado durão e imperativo. Jennifer, pelo que dizem, não gostava do jeito mandão dele e aquele clima de irritação permaneceu.

Depois eles voltaram a se ver com Dirty Dancing. Jennifer sabia que o papel era perfeito para ela e fez tudo que pode para consegui-lo. Depois da confirmação, ela começou a fazer testes com outros atores/dançarinos, como Billy Zane que ela mesma disse que achou que conseguiria o papel antes é claro de fazer o teste com Patrick. Quando isso aconteceu os dois afirmam que foi como mágica. A sala ficou em silêncio absoluto ao presenciar aquela cena de dança entre Jen e Pat. 

Se os boatos que os dois não se suportavam são verdade? Patrick em sua autobiografia The Time of My Life (que ele escreveu com a esposa-olha Lisa aqui! ) disse que ficava frustrado com as risadas e às vezes choros de Jennifer em algumas cenas e ela, por outro lado, ainda guardava um pouco do ressentimento da forma como ele tratou todos no filme Amanhecer Violento. Eu acredito que não foi fácil para ambos, mas eles não se odiavam. Patrick era dançarino e um perfeccionista. Jennifer nunca havia dançado profissionalmente antes, ou seja, eles eram Johnny e Baby em vários aspectos na vida real e essa foi uma das razões para o filme ter se tornado mágico. Era verdadeiro e no fim, tanto Jennifer quanto Patrick, parecem sentir nada além de carinho pelo filme e pelos os responsáveis por ele. Irritados um pelo outro parece ser o termo mais correto para o que ocorreu durante as filmagens. 

Não obstante, a química entre eles foi um dos arquétipos do filme, tanto que o cachorro de Patrick, Derek, uivava  de ciúmes cada vez que seu dono fazia uma cena romântica com Jennifer e assim a escritora, Eleanor, tinha que acariciar o cachorro e dizer que Patrick somente fazia aquilo porque era pago. E acreditem, funcionava! Mas, sobre a trama do filme é nele que conhecemos Baby, uma jovem de 17/18 anos de idade que em 1963 era uma tipica menina judia, muito inteligente e disposta a mudar o mundo. Ela e sua família- e aqui dou um destaque a sua irmã Lisa interpretada brilhantemente pela Jane Brucker- vão naquele verão para uma pousada chamada Kellerman's. Lá, ela conhece Johnny e com muitos outros incidentes, os dois acabam se apaixonando e descobrindo um ao outro.

O momento em que Baby conhece Johnny pela primeira vez.

O filme também conta como outros atores talentosos, como Cynthia Rhodes que interpreta uma personagem essencial no filme, a Penny. Originalmente Patrick queria que a mulher dele, Lisa Niemi, conseguisse o papel de Penny. Mas com toda a honestidade, fico feliz que ela não conseguiu. A relação de Patrick com a mulher era muito forte e o relacionamento deles poderia ter atrapalhado o percurso do filme em minha opinião.
Kenny Ortega foi o coreógrafo do filme e conseguiu o papel depois de dançar a tarde inteira com a Eleanor. E Emile Ardolino foi o diretor de DD e ele já tinha uma grande experiência com dança e como levar esse gênero as telas de cinema.

Dirty Dancing muitas vezes é visto somente como um filme de dança, mas na realidade é muito mais do que isso como a própria Jennifer disse em uma entrevista ao canal ET em 1987: " Quando Patrick dança com Cynthia é simplesmente o ato, mas quando ele dança comigo, com a minha personagem, é muito mais atuando com dança. Nós atuamos através da dança."

Patrick e Jennifer em uma dos testes de DD. 


Além de todas as conotações politicas e feministas do filme (*SPOILER*) como o aborto de Penny e a visão do mundo classista em um período de transição dos anos 60, onde as pessoas começavam a abrir seus pensamentos e questionar o mundo a sua volta. (*FIM DE SPOILER*)


A trilha sonora do filme é outra que impressiona e marca completamente o tom mais sensual do filme. A cena de abertura começa com a maravilhosa 'Be My Baby' das The Ronnettes e o filme é consistentemente repleto de ótimas músicas. Muitos reclamam de que como o filme se passa nos anos 1960 que as músicas Hungry Eyes de Eric Carmen, She's Like the Wind por Patrick Swayze (e sim, ele canta, dança e atua!) e I've Had The Time of My Life por Bill Medley e Jennifer Warnes não deveriam estar no filme por serem canções dos anos 1980. Desculpem-me, mas não faz sentido algum e só basta que você assista o filme para perceber isso.

A maioria das cenas do filme foi gravado em uma pousada no estado de Vírginia nos Estados Unidos. E como o filme se passava nas férias de verão, muitas cenas necessitaram de uma pintura na cor das folhas das árvores que estavam amareladas pois era outono. Sobre a famosa cena do lago? Bem ela não foi nada romântica, já que a água estava congelante e sobre isso Jennifer até disse que "temia que os seus seios iriam cair" de tão fria que a água do lago estava. Outra cena que precisou desse retoque de cores foi a  da prática de dança no tronco de árvore, na qual Jennifer usou uma dublê e Patrick achou um absurdo e resolveu não usar um, mas depois sofreu dores constantes no joelho e se arrependeu da decisão.

Depois de seis meses difíceis- pelas reposições de atores e mudança em algumas partes do roteiro de filmagem, Dirty Dancing finalmente ficou pronto. Na primeira exposição do filme, ninguém gostou. Os patrocinadores diziam que era uma porcaria e a agente de Jennifer Grey esculhambou o filme de tal maneira, que Jennifer até pensou em nunca mais trabalhar como atriz. Depois disso, Emile se empenhou em fazer alguns cortes no filme e torná-lo a tão bela obra que ele sabia que era.

Assim, Dirty Dancing estreiou em 17 de agosto de 1987 e foi um sucesso estrondoroso de público. Os críticos, como eu já mencionei antes não gostaram. Em uma crítica até mencionaram que: "você pode até gostar de Dirty Dancing, mas se arrependerá na manhã seguinte." Duro, não? Mesmo assim o filme continuou a atrair mais e mais pessoas e acabou se tornando um fenômeno no mundo do cinema, lançando as carreiras de Patrick Swayze e Jennifer Grey (que infelizmente, para nós já que a considero uma ótima atriz, não aproveitou as chances que teve).

Jennifer e Patrick em fotos da première do filme em agosto de 1987. (Minha edição)
Depois do sucesso, todos ficaram pensando: "Será que teremos um Dirty Dancing II?" Ávidos fãs queriam mais e mais do filme e surpresa!, todos concordavam em fazer uma continuação, principalmente a Jennifer e o Patrick. Não acredita? Veja só:

Patrick falando sobre a possbilidade de Dirty Dancing II.
Vídeo retirado do site footage.net. Não tenho qualquer direito sobre ele. 

E olha só a Jennifer falando sobre isso também:

Trecho retirado do jornal The Milwaukee Journal em 1º de agosto de 1988. 
"A atriz que fez tanto sucesso como o amor de Patrick Swayze no primeiro filme do Dirty Dancing diz que ela falou com os produtores sobre uma sequência- "tem estado em um milhão de etapas diferentes agora"- mas com a companhia que começou tudo fora da jogada- "qualquer uma pode tentar adivinhar o que acontecerá agora." 
Mas como a produtora Vernon entrou em falência, todos os atores envolvidos meio que desistiram de uma continuação até então. O filme teve, enfim, uma "continuação" com Dirty Dancing: Noites de Havanas(2004), mas nem ao menos teve uma pequena parte do impacto do primeiro filme e eu particularmente odiei. Patrick, no entanto, fez uma participação especial nesse filme para homenagear o original.

E o filme original, claro, até virou uma peça de teatro nos Estados Unidos. Sobre o filme, Patrick o descreve de forma brilhante dizendo que: "Muitas pessoas vem o filme como a perda de inocência da Baby, mas na verdade é a redescoberta de uma nova inocência."

No fim, Dirty Dancing é a redescoberta de uma inocência de um amor e o ganho de uma experiência que somente duas pessoas apaixonadas conseguiriam compartilhar. E se depois disso você não tiver a miníma curiosidade de assistir Dirty Dancing,eu ainda posso garantir que você se arrependerá de não ter assistido o filme amanhã.

Além disso, para aumentar ainda mais a curiosidade de vocês, deixarei aqui um vídeo de uma das cenas alternativas do filme, que eu pessoalmente acho que deveria ter continuado, pois confirma o que todos queríamos saber: se Baby e Johnny ficam juntos mesmo no final. Vejam só:


























10 comentários:

  1. OMG quase chorei ao lembrar desse filme, meu favorito. Amei o post, tem muita curiosidade que eu não sabia. Mil vezes obrigadaaaa.

    ResponderExcluir
  2. OMG quase chorei ao lembrar desse filme, meu favorito. Amei o post, tem muita curiosidade que eu não sabia. Mil vezes obrigadaaaa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bárbara! Fico contente que você tenha gostado da minha resenha. Imagina um Dirty Dancing 2? Teria sido demais!
      Beijos e volte sempre! :)

      Excluir
  3. ola vc me emocionou muitooooo....amo esse filme de paixao principalmente as cenas de dança. queria saber se vc leu a biografia the time of my life, queria muito em portugues mas nao encontro, vc sabe algo sobre o remake de dirty dancing? um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juliane! Tudo bom? Amo o filme também, acho maravilhoso!
      Eu li algumas partes da biografia do Patrick pela internet, mas infelizmente não tem tradução! :/

      Sobre o remake a gente teve uma versão em 2004 com o Dirty Dancing Havana Nights, na qual o Patrick faz uma aparição, mas o filme nem pode ser visto como uma continuação para falar a verdade!

      Agora teremos o remake musical de DD para a televisão, com a atriz Abigal Breslin, mas não estou muito animada com isso não! haha

      Espero ter te ajudado e volte sempre! :)

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Eu também nunca tinha visto o filme por não gostar de filme romântico resolvi ver, nossa nunca pensei que iria me encantar e me apaixonar pelo filme. Simplesmente MA-RA-VI-LHO-SO!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esse filme é incrível! Nunca me canso de assistir! Fiz que nem você e acabei me apaixonando por Dirty Dancing! <3

      Excluir
  6. Bom Dia! Esse filme foi baseado em fatos reais? Caso sim, ela fica eternamente com ele?

    ResponderExcluir
  7. Olá, foi sim baseado em fatos reais, mas o personagem de Patrick nunca existiu e sim a de Baby, que foi baseado na roteirista do filme!
    Felizmente, podemos pensar que Baby e Johnny ficaram juntos para sempre né?
    Obrigada e volte sempre!

    ResponderExcluir