30/01/2014

William Blake- o artista fantástico!

"-George Moser( guarda da Academia Real de Artes em Londres): "Você deveria estudar Lebrun e Rubens( ambos pintores) ao invés do bruto e não terminado trabalho de Raphael e Michelangelo.
-William Blake: Como elas poderiam então, ser terminadas? "

William Blake (1757- 1827)  era fã de Michelangelo, Raphael, Giulio Romano, Albrecht Dürer e Maerten Heemskerck numa época onde o talento deles não era apreciado por ser inacabado e em certo nível abstrato.
Blake era um grande artista, além de poeta e seu trabalho se encaixava na definição de fantástica.
Ele começou a se interessar por arte desde pequeno, mais precisamente 10 anos, quando desenhava esboços a partir de estátuas antigas feitas de gesso. Logo depois de terminar seus estudos em Paris, Blake é inglês, com 14 anos William se tornou aprendiz de James Basire. Basire era um artista conhecido por preferir linhas simples em seu trabalho e muitos consideravam aquela técnica ultrapassada, porém Blake adorava.
Linhas simples e básicas, porém bem definidas chamavam a atenção de Blake já que o lembrava do trabalho de Albrecht Dürer.
Com 21 anos, Blake deixou de ser aprendiz e estava por si só. Ele começou a trabalhar fazendo capas de livros e publicações impressas em Londres. Mesmo assim, Blake já estava se preparando para começar de vez sua carreira como pintor.


William também escrevia poemas em suas horas vagas e achou inspiração para escrever Esboços Poéticos(1783), uma coleção de poemas que ele havia escrito ao longo de quatorze anos.

À uma estrela noturna - William Blake. 
Poema retirado do livro Esboços Poéticos

Análise breve do poema: Para mim a poesia fala sobre um amor perdido. No começo tudo estava radiante e perfeito( como a luz do sol) porém os problemas começaram e ambos fazem de tudo para proteger o que sentem um pelo outro(por isso a noite vêm). Ele trata basicamente da inocência X experiência.

William também ficou famoso no mundo das artes, em 1788, por desenvolver uma técnica(relief etching) chamada impressão iluminada de gravura própria onde ele gravava texto e imagem diretamente no cobre utilizando um tipo de verniz resistente ao ácido.
Abaixo posto um exemplo desse trabalho:

Essa técnica não foi muito bem recebida e foi considerada estranha,além de cara, pois naquela época utilizava-se a técnica (intaglio etching), onde cobrindo a placa com ácido o pintor desenhava em cima dela com a folha e assim a imagem e o texto saiam. Muito mais barato e rápido de se fazer.

Blake também se concentrava em suas pinturas, que na minha opinião foram muito influenciadas pela sua visão sobrenatural do mundo. Desde pequeno ele afirmava que via anjos e que criaturas diversas estavam presentes conosco a cada momento. Para mim isso ditava o tom fantasioso e quase mágico de suas obras- tanto nas poesias quanto nas pinturas.

Mesmo nos esboços podemos ver que o místico apela em suas obras.

O tema 'sobrenatural' é constante em suas obras.


Ele também ilustrou livros famosos como o Livro de Jó, livros infantis e A Divina Comédia de Dante Alighieri- porém morreu antes da conclusão do mesmo.
Outra marca presente em sua obra era a sensualidade que imprimia nos livros de teor fantasioso.
Da A Divina Comédia


Seus temas são predominantemente religiosos e embora ele fosse religiosíssimo, Blake rejeitava a moral da época e a instituição da Igreja. Ele acreditava na liberdade sexual e era um grande entusiasta da Revolução Francesa e o que ela defendia. Porém ele criticava e muito os males que a Revolução Industrial estava causando.
A mulher de Blake, Catherine o ajudava em suas obras e seu marido a ensinou a ler e escrever para que ela pudesse justamente assisti-lo em seu trabalho.

William Blake morreu sem qualquer prestígio em 1827, porém hoje ele é imensamente admirado. Sua visão vanguardista do mundo em que vivia e das pinturas e poemas que fazia possibilitaram uma transição mais tranquila dos outros artistas que viriam com suas ideias chocantes. Pelo menos é o que eu acredito.
Corajoso e único, ele conseguia misturar sensualidade e religião como se ambas juntas fizessem todo o sentido do mundo.
Definitivamente um artista fantástico. 


"E fizeram aqueles pés nos tempos antigos, 
Andarem pelas montanhas verdes da Inglaterra: 
E lá foi visto o sagrado Cordeiro, 
Nos pastos prazerosos da Inglaterra! 

E a expressão divina 
Brilhou em meio dos nossos nublados montes? 
E foi aqui que Jerusalém se construiu 
Em meio a esses moinhos satânicos infernais? 

Tragam-me o meu arco de flamejante dourado 
Tragam-me as minhas flechas de desejo 
Tragam a lança! Oh, nuvens desdobrem-se.
Tragam-me minha carruagem de fogo

Não cessarei meu combate mental 
Nem a minha espada dormirá em minha mão
Até que construamos Jerusalém 
Na terra verde e prazerosa da Inglaterra."

Poema Jerusálem que William escreveu para um de seus livros proféticos 'Milton'.




Obs: Para você que ficou interessado em William e deseja saber mais este site a seguir poderá ajudar: http://www.blakearchive.org/blake/. Claro que saber o domínio da língua inglesa é necessário.

Porém se algum de vocês precisar de tradução de algo estou aqui para auxiliá-los. 
Aproveitem! 





Nenhum comentário:

Postar um comentário