02/01/2014

Aleka's Attic - a banda de "Rio".

Começarei com uma declaração: eu simplesmente adoro River Phoenix. Ele é um de meus atores favoritos, já que ele tinha uma naturalidade nas telas e uma facilidade de entrar em um personagem e entendê-lo.
Todos o conhecem como sendo um ator- e um ótimo!- mas ele sempre teve um outro talento em sua vida: a música. Desde pequeno, já que seus pais eram hippies e se mudavam de um lado para o outro, River e sua irmã Rain tocavam e cantavam nas ruas para conseguir algum dinheiro para sua família sobreviver.
Quando a família, que morava na Venezuela por serem missionários, se mudou para Los Angeles e River começou a ganhar papéis em comerciais e em filmes, a música passou a se tornar um hobby.
A banda começou mesmo em 1987 quando River e sua família se mudaram para Gainesville para ficarem longe da vida caótica de Hollywood. Enquanto morava lá, River ficou interessado na cena musical de Gainesville.Ele e sua irmã Rain então decidiram formar uma banda juntos e chamaram Joshua Green- um grande amigo de River para ser o baterista, Josh McKay para ser o baixista e o Tim Hankins para tocar a guitarra e a viola também.
River era o cantor e o guitarrista principal da banda. A irmã Rain cantava de forma secundária, além de fazer a percussão e tocar o tamborim.



Sobre o nome da banda, que é bem diferente, River disse: "Aleka é um filósofo poeta- e o porão (attic) é um lugar de encontro onde ele mora e mantém uma sociedade secreta. Pessoas vem, visitam-no e leem seus trabalhos e então ele morre e as pessoas se encontram depois regularmente e continuam a ler seus trabalhos. A partir disso eles aprendem seus próprios trabalhos e ficam repletos por uma nova paixão pela vida e eles o expressam pela música e formam uma banda. É como o nosso lugar de contos de fada."

Da esquerda para a direita: Josh McKay, Rain Phoenix, Tim Hankin, Joshua Green e River Phoenix.
Em Gainesville, a banda já estava causando bastante balburdio.E a sorte grande da banda chegou em 1988, quando River fazia o filme: Uma Noite na Vida de Jimmy Reardon, que ele odiou fazer. River por acaso fez uma música, chamada Heart To Get, que entraria para a trilha sonora do filme e no filme apareceria nos créditos. A música foi completamente cortada do filme pelos responsáveis da trilha sonora, mas depois o diretor William Richert a colocou de volta quando lançou o seu director cut (o corte de diretor).

A música se chama Heart to Get e é maravilhosa.

Enfim, a música não apareceu no filme, mas ela abriu possibilidades para a banda de River.Um agente da Island Records chamado Chris ficou interessado na banda quando conheceu River no set do filme.Ele então ofereceu a Aleka's Attic um contrato com a gravadora de dois anos para desenvolver a banda e lançar um álbum.

A banda aceitou e continuaram a se apresentar em casas de show pequenas. Em 1989, eles se apresentaram em um show beneficente da organização contra a crueldade com animais chamada PETA, já que River e sua irmã eram veganos.

O show beneficente se chamava 'Rock Against Fur' e todos os acharam incríveis.
Com a agenda lotada de River, ele não tinha tempo para desenvolver o álbum e então a Island Records se cansou e resolveu dispensar a banda. River não se abalou e decidiu lançar o álbum de forma independente.
Porém isso nunca aconteceu. O álbum que se chamaria Never Odd or Even or Zero nunca foi lançado já que River morreu devido a uma overdose em 31 de outubro de 1993.

Depois de sua morte, problemas de comunicação com a banda e a família de River dificultou o lançamento de um álbum pós-morte. Tanto que os membros, Josh Green, Tim, Josh McKay e Sasa Raphel- que ajudava nas composições da banda- assinaram um documento que permitiam o uso de suas músicas. Sobre isso Josh Green falou:
"A razão pela qual River assinou com a Island Records em primeiro lugar foi porque ele realmente queria lançar sua música para o mundo.Eu só quero ver isso acontecer, mesmo se eu nunca vir um centavo disso.Isso faria o investimento de cinco anos da minha vida valer a pena."

Em 1997, o amigo de River, Michael Stipe e cantor da banda R.E.M comprou os direitos da banda que pertenciam a Island Records. Assim, hoje em dia várias músicas do Aleka's Attic estão disponíveis no youtube.

River sempre disse que não queria que as pessoas fossem ver a banda por causa dele, já que ele se considerava igual e que todos da banda tinham a mesma importância. Querendo ou não, muitos descobrem a banda devido a uma admiração pelo River e eu acho isso ótimo. É uma forma de descobrir e manter essa ótima- e talentosa- banda viva.
O Aleka's Attic tem letras complicadas e repletas de metáforas.O som é um rock-folk, se é que o som dessa banda possa ser classificado. A banda tem um som completamente diferente e original que faz com que você se sinta bem consigo mesmo e que você pense. Eles escreviam uma especie de música- reflexiva extraordinária.

Aqui vão algumas músicas da maravilhosa Aleka's Attic:

Too Many Colors é uma música maravilhosa.


Aqui está uma pequena performance do Aleka's Attic ao vivo.

A música Note to a Friend aparece no álbum ao vivo do PETA, 'Tame Yourself' de 1989.





Across The Way é uma ótima canção e uma de minhas favoritas.

E aí o que você acha do Aleka's Attic? 









Nenhum comentário:

Postar um comentário