13/12/2013

Scarlett- A continuação desastrosa de E o Vento Levou...

"Minha própria intenção quando eu escrevi o final foi deixar o desfecho para que o leitor decidisse o que aconteceria (sim, eu sei que isso é insatisfatório para eles)." afirmou Margaret Mitchell, a escritora de E o Vento Levou..., quando perguntada em uma carta de seu editor se Scarlett e Rhett terminaram juntos.
Claro, que como ela mesma previu o final não foi satisfatório. Fãs ficaram sedentos para saber sobre o que aconteceria com seus personagens favoritos. O que será que aconteceu com Ashley? Com Mammy?, todos se perguntavam.
Margaret Mitchell, no entanto, nunca teve a intenção de escrever uma continuação para o livro. E mesmo que tivesse mudado de ideia, sua morte em 1949 arruinou qualquer esperança dos leitores assíduos por uma continuação.
Ou pelo menos era o que se pensava. Depois de sua morte, seu legado e os direitos de E o Vento Levou... ficaram com seus filhos. E para que uma continuação acontecesse eles precisariam concordar com ela.
Vários escritores talentosos se aplicaram para o trabalho e a escolhida enfim foi Alexandra Ripley que lançou Scarlett em setembro de 1991.

Alexandra Ripley já tinha experiência em livros históricos e como Margaret, nasceu no Sul dos Estados Unidos.


Não me levem a mal. Alexandra é uma ótima escritora, ela soube pontuar e adicionar inúmeros detalhes e entretenimento a continuação, mas mesmo assim eu detestei.
Detestei porque ela completamente tirou a essência de Katie Scarlett O'Hara a transformando em uma mulher qualquer. Quem é fã do livro tanto quanto eu sabe que Scarlett não é uma mulher qualquer. Ela é astuta, gananciosa, corajosa e decidida. Na continuação, Ripley transforma Scarlett em uma mulher assustada, insegura e que tenta sempre agradar aos outros. É simplesmente irreal e infiel ao espírito de Scarlett.

                                        *ALERTA DE SPOILER*
 Obs: para aqueles que não sabem'spoiler' é quando uma parte significativa da trama é contada. Não diga que não avisei!


E quando Alexandra comete o erro de fazer com que Scarlett abra a mão de Tara sem ao menos alguma dor no coração. É completamente absurdo! Tara é a única coisa que Scarlett ama mais do que Rhett e ela nunca abriria mão dele e  que dirá  de sua amada Tara. E o final babaca- não há outra palavra aplicável aqui-  de que os dois (Scarlett e Rhett) pertencem um ao outro e por isso Scarlett é a casa de Rhett e vice versa. Desculpem-me, porém isso é de uma comicidade irônica.
Os dois pertencem um ao outro sim, entretanto Tara é a  solidez de Scarlett. E ela nunca deixaria algo por qual ela lutou tanto escorregar de suas mãos sem mais nem menos. Santo Deus! Parece que Alexandra Ripley teve preguiça de ler o livro de Mitchell.
                                                          *FIM DE SPOILER*

O livro como vocês puderam ver foi um desapontamento para mim. Antes de lê-lo procurei resenhas na internet para saber se valia a pena checar a continuação. Todos me diziam que era ótimo, então estava confiante. Foi difícil achar um exemplar do livro e quando finalmente comprei no sebo comecei a ler o mais rápido que pude. 
No começo ainda estava confiante, o livro parecia mais ou menos promissor, mas a partir das 100 páginas - lembre-se de que o exemplar tem 844 páginas- fiquei arrasada. Toda a minha expectativa com o livro e a esperança de que pudesse ficar melhor se acabou.
Contudo eu acredito em ler um livro até o fim, não importa quanto demore e terminei.
O livro se você olhar individualmente não é ruim. É uma ótima leitura, com paisagens incríveis, detalhes impressionantes e um fiel retrato da Irlanda. Porém se você vê-lo como uma sequência de E o vento Levou... se prepare para se desapontar.

Alexandra Ripley venceu vários concorrentes para fazer a continuação e deixou muito a desejar.

O livro foi recebido com muitas críticas boas e ruins em seu lançamento e mesmo com toda a polêmica vendeu mais de vinte milhões de exemplares no mundo todo. Com essa recepção, o livro conseguiu interessar produtores para uma mini série de quatro capítulos chamada E o Vento Levou 2.


A mini série teve como atores principais o conhecido Timothy Dalton, como Rhett Butler e Joanne Walley como Scarlett.

A produção tem lá seus méritos, mas para alguém que é fã - fanático mesmo- de E o Vento Levou... sabe que essa mini série não se compara com a épica produção do primeiro filme com a magnífica Vivien Leigh e o sedutor Clark Gable.
A química entre os dois era inegável e suas atuações impecáveis.
Vivien era a perfeita Scarlett e Clark era indiscutivelmente Rhett Butler.

No fim, a tarefa de Alexandra Ripley era perdida e sem sentido. A única pessoa que teria sido capaz de fazer uma continuação decente do livro era Margaret Mitchell, a própria autora. Não por que Ripley não fosse uma ótima escritora, mas sim porque Mitchell era a única que entendia aquele universo complicado e impregnante de Atlanta. Alexandra estava fadada ao fracasso desde o início. 

Scarlett é um livro para ser lido por aqueles que conseguem separar cada história e ver Scarlett como algo independente de E o Vento Levou...., porém aqueles que veem como uma continuação se sentirão tão ultrajados quanto eu.

E o Vento Levou... é um clássico e clássicos não devem ser mexidos e nem tocados. E muito menos receberem uma continuação que não seja do próprio criador.






47 comentários:

  1. Sou fã fanática de E o vento levou, tinha realmente esperanças de que a autora desse uma continuação. (até agora não consigo aceitar este final!)Mas bem, isso só prova o quanto ela é genial!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou fanática pelo livro e pelo filme. Margareth Mitchell é simplesmente uma autora genial. No começo eu não conseguia aceitar esse final e por isso procurei a continuação "oficial" do livro. E infelizmente não tem nem um décimo do mesmo brilho do original. Mas é como eu disse, se não fosse uma tentativa de continuação do outro seria até um bom- e um tanto medíocre- livro.

      Excluir
  2. Eu nem sabia que tinha uma continuação, mas depois da sua análise, desisti de ler. rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a continuação me desagradou muito. Mas se não fosse uma segunda parte de ...E o Vento Levou e sim um livro independente, com seus próprios personagens, seria uma leitura no máximo proveitosa. Rs.

      Excluir
  3. Realmente ñ foi uma continuação digna do épico ...E o vento levou. É uma pena que a autora morreu deixando um sonho a ser alcançado! Nunca ninguém chegará aos pés da magnífica Vivien Leigh e o sedutor Clark Gable!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com você! E quando li o livro fiquei completamente desapontada, pois esperava outra coisa, outro desfecho! Em essência são personagens completamente diferentes, exceto pelos nomes que continuam os mesmos! Isso não podiam mudar, né? haha

      Excluir
    2. Gabriella, eu esperava mais parte dela e do Rhett, mas depois da miniserie, estou agradecida por existir o livro, senão ficaria com essa coisa horrenda como o final de Scarlett, pelo menos o livro foge menos que a miniserie ridícula, não é verdade?

      Excluir
  4. Então,eu li o livro e vi o filme,tenho o Scarlet tambem mas não li.....acontece q eu muito curiosa ja tinha encomendado o livro numa loja online e decide baixar o filme,não querendo assistir antes de ver o filme eu dei uma olhada meio por cima no filme e vi uma cena de estupro e me pareceu ser com a Scarlet (não tenho certeza afinal não é interpretada pela Vivien Leigh) então eu exclui o filme chocada e nunca toquei no livro com medo de encontrar minha personagem tão amada passando por um situação assim.
    Então eu gostaria de saber,existe essa cena no livro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Aline não se preocupe essa cena de estupro não existe no livro,mas no filme existe sim entre a Scarlett e o Lorde Renton e o pior de tudo, nenhum dos empregados impede essa monstruosidade!
      Mas sendo honesta, eles incluíram inúmeras cenas no filme que saem completamente do tom da história e então muitas das cenas de sexo que existem na mini-série não existem no livro, somente algumas- consensuais é claro- entre Rhett e Scarlett e nada muito gráfico também.
      Enfim, leia sossegada e depois se quiser, passe aqui e conte o que achou!
      Boa leitura! :)

      Excluir
    2. Nossa...muito obrigada,foi isso mesmo,no filme ela era estuprada e ninguem tentou impedir.....fiquei tão chocada que nem toquei no livro......agora q vc me acalmou creio vou conseguir ler......perguntinha básica, o Rhett e a Scarlett se separam?eles se casam com outras pessoas?
      Bom de qualquer forma agora eu vou ler,muito obrigada por me tirar um peso,eu estava querendo dar o livro sem nem ao menos lê-lo olha o juizo.
      vc ja leu o Clã de Rhett Butler?seria a continuação de e o vento levou escrita por Donald mccaig,eu ja li faz faz um bom tempo então não me lembro muito bem da historia,mas quem sabe vc goste mais desse.....=)

      Excluir
    3. Leia sim, Aline, embora eu não tenha gostado isso não significa que você ou outras pessoas não gostarão, certo? haha
      Bom, já que você quer saber, o Rhett se casa com outra mulher sim, mas a Scarlett não. Mas ainda acontece muita coisa nesse meio tempo! haha
      Então, eu queria muito ler o Clã de Rhett Butler, mas depois de ler Scarlett fiquei meio receosa, tenho que admitir.
      Mas como você disse que talvez eu goste mais, vou dar uma procurada pelos sebos daqui e vou dar uma chance a esse livro!
      Muito obrigada pela dica e quando quiser passe aqui para dividir suas opiniões. Isso vale para todos aqui também!
      :)

      Excluir
  5. Eu gostei do livro, ele mostra uma Scarlet mulher, poderosa dona de sí.
    Tanto que ela se transforma na O'hara chefe de toda família na Hirlanda, como ela mesma menciona " Esta no topo do algodão". Não tem a qualidade do primeiro isso é certo...não tem um final perfeito, mas tem o que a gente sempre quis. A Scarlett com sua filhinha e seu amado Rhett finalmente juntos pra sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que você tenha vindo aqui e dado sua opinião sobre o livro! Embora eu não tenha gostado isso não quer dizer que outros não possam e devo dizer que ela se tornar a chefe da família O' Hara; principalmente sendo mulher naquela época enaltece a figura da mulher de um modo esplêndido; e é uma das minhas partes favoritas desse livro também.
      Muito obrigada pela sua visita e o seu ponto de vista! :)

      Excluir
    2. Que filha? Ela chega a ter outra filha?

      Excluir
  6. Prezadas,

    Boa tarde a todas.

    Eu ADOREI o livro "Scarlett"!!

    Discordo quando dizem que houve descaracterização da personagem. Pelo contrário: o que acontece com a Scarlett é uma jornada interior, é o amadurecimento. Ela mantém seus principais traços de personalidade, como força, coragem, obstinação, só que melhora como pessoa, como ser humano. Ela fortalece seu caráter. Ela se torna uma versão mais lapidada dela própria.
    Esse livro é um marco em minha vida. Ele representa um modelo, um exemplo. É uma fonte de inspiração. Sempre que penso em uma mulher forte, penso na Scarlett e nas situações que ela viveu e superou no livro.
    Recomendo a todas as fãs da Scarlett e para todas as mulheres de fibra!

    Um abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Patrícia! Muito obrigada pela sua opinião :)
      Eu concordo que a Scarlett é um exemplo de mulher, porque apesar de suas artimanhas, ela se mostra como uma sobrevivente em todas as diversidades de sua vida.
      Porém, eu não posso dizer que gostei do livro 'Scarlett' Alguns dos traços da personalidade dela estão lá, enquanto outros simplesmente desaparecem ao meu ver e a descaracterizam de uma forma negativa.
      No entanto, mais uma vez, essa é a minha opinião e fico contente que todas vocês expõem as suas aqui também. Um debate sobre esses personagens incríveis é sempre bem vindo!
      Um abraço para você também.

      Excluir
  7. Gostaria de saber se nessa continuaçao Scarlett ficará com Rhett Butler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nataly! Então a *SPOILER* Scarlett e o Rhett terminam juntos sim, depois de vários contratempos.
      Espero ter ajudado :)

      Excluir
  8. Encontrei a serie hoje e mal comecei a assistir e já me decepcionou. A Scarlett não é a mesma. Está completamente transformada em uma típica heroína das novelas mexicanas. Quero a verdadeira Scarlett, aliás, acredito que todos os fãs querem. Passei uma vida inteira fantasiando como seria o final dessa história e posso dizer que nas minhas fantasias consigo fazer algo bem melhor. Por que decorei o livro (como todo fã) e não preciso inventar uma personalidade para os personagens. Triste! Nem vou perder tempo lendo o livro. Obrigada pela excelente resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Clezia, tudo bem?

      Concordo plenamente com você! A Scarlett não é a mesma e acredito que nós fãs conseguiríamos dar um final melhor para este casal do que Alexandra!

      Obrigada você por passar aqui e dividir conosco a sua opinião!
      Abraços :)

      Excluir
    2. Clazia, tudo joia? Eu li o livro é completamente diferente da séria rídicula que fizeram e do filme. Vale a pena ler pra não ficar na memória essa série horripilante que a Scarlett é violentada e acusada de assassinato. Não tem nada disso o livro, nem se compara. No livro a Scarlett parece mais com a Scarlett do que essa série terrível que fizeram. Pegaram um clássico e rasgaram-no pedacinho por pedacinho.

      Excluir
  9. Mas vou lhe dizer, viu? O livro ("Scarlett") é beeeemmm melhor do que essa série horrível que fizeram para a TV. Abl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Patricia, tudo bem? Nisso eu concordo também!

      Embora não goste de nenhum dos dois, a série deu uma viajada muito ruim, enquanto que o livro ainda se mantenha um pouco mais fiel.

      Abraços e obrigada pela visita no blog! :)

      Excluir
    2. Patricia, falei exatamente isso. Nossa horripilante e ultrajante essa série e o filme. Um ultraje que fizeram, assassinaram a Scarlett e colocaram uma mosca morta no lugar. Terrível.

      Excluir
  10. Oi gente, gostei do livro. Embora tenha poucos momentos entre Rhett e Scarlett foi o que me decepcionou. Não achei que sua personalidade ficou descaracterizada, mas amadurecida. O que era de se esperar. Afinal, ela era uma menina mimada de pulso forte, e se transformou em uma mulher ainda de pulso forte, amadurecida. Eu colocaria mais partes do Rhett com ela. Em contra ponto, acho que Rhett sim, não foi muito bem descrito. Parece outro homem. São poucos os momentos dos dois e o que eu queria ter visto era exatamente o contrário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, os momentos entre os dois são raros demais mesmo. E eu acho que tanto Rhett quanto Scarlett ficaram um tanto descaracterizados na continuação. Uma pena mesmo! Muito obrigada pela visita :)

      Excluir
  11. Nossa preciso muito deixar meu desabafo aqui! Horrivel e terrível o filme, não chega aos pés do livro ( Scarlett), nada. A única coisa boa do filme é o ator que faz o Rhett e olhe lá. A Scarlett é terrível, fora que tem olhos castanhos, é sem graça e não destoa de nenhuma outra mulher, não tem pulso forte, não é Scarlett. Quem dirigiu e escreveu o filme fez uma afronta a todos os fãs de e o vento levou, deveria ter sido proibido! É ultrajante! Quem dirigiu o filme não fazia a menor ideia do que estava fazendo, duvido que tenha lido o livro ou assistido ao primeiro filme, foi horripilante! O padre amigo da Scarlett confessar que estava apaixonado por ela, qual necessidade dessa invenção? Trocaram a guerrilha dos irlandeses x ingleses por um estupro e a Scarlett acusada de homicídio? Reduziram a nossa heroína a uma mulher de nada, violentada e sem qualquer condição de se defender! Ate mesmo a corrida da caça a raposa colocaram-na em um acidente, sendo que no livro ela vence a corrida provando que era a O'HARA. É tão ridículo que fizeram no filme que dá asco, ate mesmo o sobrenome dela no filme colocam como Butler sendo que ela só usava O'Hara. Foi insano, ultrajante, repugnante o que fizeram no filme com Scarlett. Vale a pena ler o livro e queimar o filme. Gostaria que regravassem o filme novamente, queimando esse e escolhendo com mais esmero uma melhor atriz, e um melhor diretor, porque a que interpretou Scarlett pareceu-me uma atriz de nada. Terrível e assustador terem permitido tamanha barbaridade. Desculpem mas esse é o um grande desabafo. E não é porque só é a continuação de um grande clássico que o filme é terrível, mas porque não houve qlq preocupação com as características dos personagens ou com o enredo. Até a parte de Scarlett e Rhett quando estão se afogando, que era pra ter sido intensa como no livro, é desastrosa. Enfim, é isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Thaiara, concordo plenamente com você. No começo da minissérie até tentaram dar um clima, mas depois ficou um desastre, pior ainda que o livro em alguns, ou vários pontos. Sofrível com certeza. Em certas coisas não deveriam mexer e E o Vento Levou deveria ser uma delas.

      Excluir
  12. Concordo em gênero, número e grau. Frustrante e é revoltante, para dizer o mínimo. Sonho com outra adaptação, em longa-metragem (e não minissérie...), e que faça jus ao livro.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com essa onda de remake em Hollywood que está tendo agora eles podiam tentar fazer uma releitura do livro para as telas de cinema. Quem sabe dessa vez se sairiam melhor não? Obrigada pela visita!

      Excluir
  13. Até que enfim encontrei alguem que pensa como eu... comprei o livro (2) há alguns anos... PORQUE EU PRECISAVA DE UM FIM... Jesus! Não suportava a idéia dos dois ficarem separados! o livro me acalmou! rs... mas concordo que essa Scarlett não é nem sombra da original! Scarlett chorando e implorando???? NUNCA!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! A autora tentou forçar uma imagem falsa de independência nessa Scarlett e não deu certo. Uma vez O'Hara sempre O'Hara! haha

      Excluir
  14. Gente, eu amo o livro e o filme. Vi pela primeira vez na globo. Devia ter 10 anos e chorei muito porque Scarlett não ficou com Rhett. 8 ou 9 anos depois vi novamente na globo. Gravei o filme, li o livro, pesquisei sobre a autora, mas quem me encanta mesmo é a Vivien Leigh. Vi vários filmes dela... Nossa não existe outra atriz que possa ser Scarlett!

    Hoje, com 30 anos, eu vi o filme novamente e é a mesma emoção, o mesmo fascínio e a tristeza do final aberto a noção imaginação. P mim, Scarlett foi para Tara e um tempo depois Rhett vai atrás dela e os dois vivem felizes para sempre.

    Li e vi o filme da continuação. Nossa.... Péssimos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo totalmente Karolina. Para mim Scarlett é uma das atrizes mais brilhantes do cinema. Ela tinha aquele fator especial, ela se iluminava em frente da câmera e você não conseguia olhar para ninguém mais além dela. Sim, concordo também, péssimos! Muito obrigada pela sua visita!

      Excluir
  15. Alguém leu a outra continuação? Que tem o nome de Rhett no título?
    http://www.istoe.com.br/reportagens/detalhePrint.htm?idReportagem=5900&txPrint=completo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, mas já está na minha lista de compra! Assim que lê-lo pode deixar que posto uma resenha bem completa para vocês!

      Excluir
  16. Sim, a continuação é indigna as atuações sofríveis... Acabei de rever o filme, sou apaixonada por ele desde os 12 anos... Há trinta anos continua sendo o meu filme favorito. Quantas vezes reprisar na TV quantas vezes eu verei... Até no cinema eu assisti e tenho o DVD. GOSTO também de assistir dublado, pois os dubladores se esmeraram no trabalho.
    Vi a minissérie quando passou na RG e lamentei tremendamente.
    O final ficou aberto, mas como sabemos da determinação de Scarllet não tive dúvidas de que eles terminariam juntos ELA IA CONSEGUIR. Creio, sinceramente, que não precisava desta segunda parte. A atriz ... aff que ultraje com a memória de Vivien...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, com certeza! As atuações são sofríveis, principalmente a atriz que faz Scarlett. Nada nisso deu certo, nem o filme e nem o livro. Ainda bem que temos o original para assistir e esquecer que essas continuações horríveis acontecerão, não? haah Muito obrigada pela visita! :) Volte sempre.

      Excluir
  17. Gente, eu li algumas entrevistas com a Margaret Mitchell.

    Infelizmente, ela diz que não fez uma continuação porque para ela Rhett jamais voltaria para Scarlett e ela sabia que era isso que o publico queria na continuação, os dois juntos no final.

    obs.: não sei porque estou saindo como anônima aqui.
    Karolina Vasconcelos.

    ResponderExcluir
  18. Acabei de ler a continuação autorizada pela família da Margaret Mitchell: O clã de Rhett Buttler, autor Donald McCaig.

    É bem melhor que a continuação de Alexandra Ripley, mais aceitável.

    A história é sobre a vida de Rhett Buttler e começa uns 12 anos antes da guerra civil terminando uns 13 anos depois.

    O autor corta ou resume várias partes importantes que se repetiriam no livro dele, pois já haviam sido contadas no livro original da Margaret Mitchell.

    Vale a pena ler, mas essa continuação também não me deixou satisfeita e acho que nada vai deixar, pois como disse na mensagem anterior, a Margaret Mitchell já disse que Rhett não voltaria para Scarlett.

    obs.: não sei porque estou saindo como anônima aqui.
    Karolina Vasconcelos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karina, muito obrigada pelo comentário! Ainda estou para ler a continuação autorizada, mas muitas resenhas falam exatamente isso que você disse: não nos deixa satisfeitas e também não é para menos. Só a Mitchell conhece esses personagens intimamente.

      Eu amo E o Vento Levou e quando quero um final diferente do que tivemos, eu imagino ou leio algumas fanfics ótimas que tem por aí.

      Obrigada e volte sempre :)

      Excluir
  19. Então, eu nunca tinha espaço pra ler "E o vento levou", todos falavam que era um livro maravilhoso, mas nunca havia chamado a minha atenção, até semana passada quando estava zapeando os canais na tv e me deparei com o filme. E fiquei completamente apaixonada, aquele final me tirou o sono. Imediatamente comecei a procurar resenhas pra saber a opinião das pessoas a respeito do final, e descobrir que tinha esse segundo volume escrito pela Alexandra Ripley, fiquei na dúvida se lia "E o vento levou" ou partiria logo para "Scarlett", como estava muito ansiosa e curiosa decidi ler "Scarlett" como é um livro difícil de encontrar, tive que baixar pela Internet, só que não encontrava completo, o livro tem 800 e poucas páginas e só encontrava com pouca mais de 500, não posso formar opinião coerente porque primeiro, não li o volume 1 e segundo, não li "Scarlett" completo, posso está equivocada ao dizer que não gostei de "Scarlett", mas acredito que a autora tenha feito muitas modificações para algo que ela não deu início. Devo confessar que, só li "Scarlett" para descobrir qual seria o fim dela com o Rhett, o amor deles foi algo que me encantou! E lendo alguns comentários, descobri que a autora não fez uma continuação pq o Rhett não voltaria para Scarlett. Isso me deixou bem triste, sofro de um mal grande nessa vida de leitora ao idealizar que as pessoas que se amam fiquem juntas no final. Sei que é um comentário equivocado de minha parte, mas quase não tem cenas deles dois no livro, e eu fico sem entender a Scarlett e Rhett, parece que é um livro à parte de "E o vento levou" e não uma sequência, sem falar que na versão de pouco mais de 500 páginas que eu li, eles passam o livro inteiro praticamente sem se entender e só vão fazê-lo faltando 6 páginas para o fim. Fiquei bem desapontada. É diferente na versão completa? Esse final e a declaração da autora sobre a não volta de Rhett para Scarlett me deixou bem pra baixo e sem vontade de ler a versão completa. Apego-me muito a história e aos personagens, esse é um grande problema que carrego. Desde já agradecida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dolores, tudo bom? Eu também sou apaixonada por este filme, já assisti inúmeras vezes e cada vez fica melhor. Eu realmente te aconselho a ler E o Vento Levou, o meu exemplar comprei na Americanas que veio em dois volumes super práticos, porque o final fica aberto à sua interpretação porque embora a Mitchell não achava que os dois ficariam juntos, mais porque ela não queria escrever uma continuação e morreu antes de a fazerem mudar de ideia, o final nos dá a opção que eles podem se entender sim.
      O livro Scarlett é bem assim: vários encontros e desencontros e só no finalzinho os dois ficam juntos. Também sou muito apegada aos livros e aos personagens, mas te garanto que ler e O Vento Levou vale a pena demais. Bem mais do que Scarlett.

      O romance entre os dois, enfim todo o clima é incrível.

      Espero que você volte e nos diga como sua leitura está indo! Obrigada e volte sempre :)

      Excluir
  20. Nossa! Você viu exatamente o mesmo que eu. Concordo totalmente com suas palavras. A autora descaracterizou a personagem e ela se transformou em alguém que eu não conhecia.
    Li e tenho E O Vento Levou.. Em uma de suas primeiras edições,sou fã do livro e do filme, mas não consegui gostar da continuação.

    ResponderExcluir
  21. Ontem vi novamente meu classico favorito(quinta vez)..Eo vento levou. Ñ sabia que tinha continuação...Eu ñ quero nem ver...rsrs.Depois que li aqui.Ñ quero passar raiva.bjs

    ResponderExcluir
  22. estou lendo o livro - estou na pagina 140. acho que tem diferenças sim. a ripley tem um estilo mais leve, mais moderno e menos detalhista, mas acho-o muito envolvente e se o personagem mudou, as pessoas mudam com o tempo. acho totalmente coerente que scarlett mais velho tenha se tornado uma pessoa mais "humana". Vejo isso em pessoas normais muito impetuosas no começo da vida e que o sofrimento pelos quais passam vão mudando a personalidade.

    ResponderExcluir