15/11/2013

Onde estais vós, Romeu e Julieta de 1968?

Romeu e Julieta é uma história clássica.Desde de William Shakespeare a peça era encenada nos palcos na Inglaterra , embora naquela época  usassem pré adolescentes do sexo masculino- pela sua voz ainda fina- para interpretar a famosa Julieta, já que era proibido mulheres atuarem no teatro. Depois desse empecilho ser descartado a partir de 1600, Romeu e Julieta continuou firme e forte como uma peça inesquecível.
Claro que a partir desse sucesso resolveram passar a peça para a grande tela de cinema.No total tiveram mais de 30 versões para o cinema, mas somente 4 ficaram mais famosas: as de 1936, de 1954, de 1968 e a de 1996.
O que todas elas tinham em comum? Elas nunca usaram adolescentes de verdade para interpretar o casal jovem e apaixonado que era Romeu e Julieta. Se você não se lembra, na peça de Shakespeare, Julieta tinha 14 anos e Romeu entre 16- 17 anos. 
Com a versão de 1968 de Franco Zeffirelli tudo isso mudou. O dois personagens principais eram menores de idade na época do filme: Olivia Hussey ( que interpretou Julieta) tinha 15 anos e Leonard Whiting( o nosso querido Romeu) tinha 16 anos, além de ser a primeira vez que cenas de nudez apareciam em qualquer adaptação de Romeu e Julieta.

O filme começou como uma adaptação de baixo orçamento já que os atores principais eram desconhecidos e assim corria o risco de o filme fracassar e o estúdio perder o dinheiro investido. Tudo mudou quando a Paramount ( estúdio de filme) resolveu lançar o filme, já que George Ornstein ( o diretor do estúdio) achava que a adaptação seria um sucesso. E bem, ele não estava errado.


Zeffirelli tinha escolhido como Julieta outra menina. Ele diz em sua biografia que ela tinha lindos cabelos loiros que caíam como uma cascata ensolarada. Tudo mudou quando ela cortou o cabelo em estilo joãozinho e assim todo o encanto sobre ela se acabou. Olivia fez o teste novamente, já que na primeira vez Franco a recusou por ela estar acima do peso, ser toda desajeitada e roer as unhas toda a hora.  Nesse segundo teste, Zeffirelli conta que Olivia Hussey era uma nova mulher: " Ela tinha perdido peso drasticamente e sua estrutura óssea magnífica estava ficando aparente, com aqueles grandes olhos expressivos. Ela era agora, a verdadeira Julieta."
É impossível imaginar outra atriz além de Olivia interpretando Julieta.
A escolha do Romeu, no entanto, foi muito mais descomplicada. Sobre isso, o diretor conta: " Lila De Nobili, que estava em Londres montando uma produção para Peter Hall em Stratford me disse para procurar um jovem ator chamado Leonard Whithing. Eu o fiz e ele parecia ideal.Ele era lindo naquele jeito renascentista de pajem que estava em alta nos anos 1960." Ele também conta que foi mais difícil lidar com ele do que com Olivia, já que ele queria mostrar que podia fazer um bom trabalho por si mesmo, sem a direção de Franco.
Embora sumido das telas(seu último papel foi em 1971 com 21 anos), Leonard interpretou o perfeito-e maravilhoso- Romeu.
Durante a produção do filme, no Rome's Cinecitta Studios, Laurence Olivier(famoso ator de Hollywood) estava filmando As Sandálias do Pescador no mesmo estúdio. Ele tinha interesse em qualquer coisa relacionada a Shakespeare e quando soube do filme, Olivier apareceu nas gravações e perguntou se havia algo que ele pudesse fazer. Zeffirelli admirava muito Laurence e ficou honrado diante daquela oportunidade. O diretor então pediu para que ele lesse o prólogo do filme.
No entanto, Olivier queria fazer mais e acabou dublando o personagem Montague, já que o ator que o interpretava tinha um forte sotaque italiano. Laurence acabou dublando também outras pequenas vozes e barulhos de multidão presentes no filme.
Laurence ficou muito animado e queria participar muito mais no filme.

Antes de começarem a gravar o filme, aconteceu um intenso período de ensaios( 9 meses para ser mais exata) em uma vila alugada por Zeffirelli na Itália: "Lá estávamos todos nós, durante o quente verão, vivendo em uma comunidade alegre e ocupada... era um mundo dos sonhos." Franco queria tanto que os atores se concentrassem que proibiu que eles saíssem a noite para os bares da Toscana. Ele não queria nenhuma interferência externa para que as atuações fossem das mais críveis possíveis.
Zeffirelli queria atores desconhecidos para os papéis principais.

Finalmente, depois de toda essa odisseia, o filme Romeu e Julieta foi lançado em 4 de março de 1968 na Inglaterra.O filme causou uma enorme controvérsia com a nudez de Olivia e Leonard. É um equivoco afirmar que Olivia não compareceu a estréia do filme já que ela era menor de idade e assim não poderia ver as cenas de nudez presentes no filme. Ela poderia ter ido acompanhada e até com uma carta de permissão de seus pais, então afirmar que ela não viu o filme por não ser maior de idade na época é incorreto.
Romeu e Julieta fez um enorme sucesso e acabou até concorrendo para o Oscar. No final o filme ganhou duas estatuetas: a de melhor figurino e a de melhor fotografia, embora também tivesse sido indicado para o Oscar de melhor filme e melhor diretor. Uma injustiça sem tamanho não ter ganhado esses outros dois prêmios. O filme merecia e muito!

Outra fato de discussão foi a química aparente de Leonard e Olivia, mesmo que nenhum dos dois tivessem lido a peça de Shakespeare para atuarem. Muitos ficaram curiosos em saber se eles namoravam ou não. Leonard em uma entrevista de 1995 afirmou que os dois gostavam muito um do outro, até admitindo que era "louco de paixão por ela", mas que infelizmente a vida deles seguiu um rumo diferente.
Olivia também garantiu através do seu website( www.oliviahussey.com) que ainda tem contato com Leonard e que o ama muito.
Além disso em uma entrevista de 2008, ela afirmou que os dois saíram juntos algumas vezes depois do filme e que ambos "tinha uma atração muito forte um pelo outro" e que se amavam-afinal tiveram um "caso bem apaixonado"- mas que tinha também uma paixonite- mais para admiração- pelo o diretor Zeffirelli e que ela ficou arrasada quando descobriu que ele era homossexual.
Tanto Olivia quanto Leonard estão no processo de escreverem suas autobiografias e um está ajudando o outro, já que ainda continuam grandes amigos.

A química entre os dois era inegável.
Bem diferente das outras versões, Franco imprimiu ao filme uma sensação de sensualidade e inocência que faltava nas outras adaptações mais 'sóbrias' desse clássico da literatura.  Os figurinos eram mais extravagantes e coloridos, a atmosfera era mais de um amor juvenil e desenfreado e as atuações mais leves e despreocupadas.Os outros atores, tirando os novatos que interpretavam Romeu e Julieta, eram experientes e davam uma autenticidade mais marcante para o filme, deixando, ao mesmo tempo, Oliva Hussey e Leonard Whiting brilharem.

Romeu e Julieta de 1968 é um filme que vale a pena ser visto, revisto e visto mais uma vez. E que tal você fazer exatamente isso? Garanto que nunca irá se arrepender.




9 comentários:

  1. Assisti ao filme em novembro de 1969. Fiquei tão emocionada, chorei tanto que não consegui resistir: assisti por mais de 30 vezes no cinema. Tenho o DVD e assisto, vez por outra. O curioso é que casei com um descendente de italianos e meu sogro, Romeu, faleceu enquanto eu ainda estava grávida. Resultado: meu marido resolveu homenageá-lo e meu filho chama-se Romeu. É a vida!!! Tenho um sonho de menina que é visitar a Itália e os locais de filmagem, além de conhecer, pessoalmente, Zeffirelli, Leonard Whiting e Olivia Hussey! Sou apaixonada por eles!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vera, desculpe a demora em te responder!
      Que linda a sua história, de verdade! Eu assisti este filme quando era pequena, na escola, e fiz com que me comprassem o dvd. Eu também assisto até hoje.
      O seu filho deve ser uma jóia de menino, tenho certeza! E também sei que um dia você vai conhecer a Itália, o Leonard ainda vive por lá, apenas Olivia está nos Estados Unidos!
      Se um dia realizar esse sonho, não deixe de compartilhar, por favor!
      Beijos e abraços!

      Excluir
    2. Obrigada por responder. Realmente, sou apaixonada por Romeu e Julieta. Eu tinha exatos 14 anos quando assisti ao filme pela primeira vez,ou seja, fui a Julieta. Pelo menos me senti assim. Amei tanto o Leonard que deixei muitos rapazes furiosos pois não queria namorar ninguém. Momento mágico que hoje guardo na lembrança. Obrigada pela bela oportunidade . Beijos.

      Excluir
  2. Assisti ao filme em novembro de 1969. Fiquei tão emocionada, chorei tanto que não consegui resistir: assisti por mais de 30 vezes no cinema. Tenho o DVD e assisto, vez por outra. O curioso é que casei com um descendente de italianos e meu sogro, Romeu, faleceu enquanto eu ainda estava grávida. Resultado: meu marido resolveu homenageá-lo e meu filho chama-se Romeu. É a vida!!! Tenho um sonho de menina que é visitar a Itália e os locais de filmagem, além de conhecer, pessoalmente, Zeffirelli, Leonard Whiting e Olivia Hussey! Sou apaixonada por eles!

    ResponderExcluir
  3. Na verdade o propósito da vida desses dois atores era viver essa brilhante história! O destino deles era esse! Já estava escrito no roteiro do próprio Deus!!!

    ResponderExcluir
  4. Onde posso assistir grátis o filme

    ???

    ResponderExcluir
  5. Assisti esse filme com 15 anos, marcou muito a minha vida, no meu casamento tocou a música dos dois, já assisti umas 100 vezes e sempre me emociona muito, eles foram os melhores Romeu e Julieta.

    ResponderExcluir