03/03/2014

Criadores de Gosto- Axl Rose. (TasteMakers: Axl Rose)

Aqui disponibilizo para vocês uma entrevista rara com Axl onde ele fala sobre a música controversa 'One in a Million', James Dean e sua paixão pelo rádio.
Aproveitem. 




A escolha de calendário de Criadores de Gosto- pessoas que movem e moldam nossas artes e entretenimento em 1988- dominam a gama. Se os oito rostos na capa formam uma curiosa coleção é porque habilidade criativas vêm em várias formas.
(...)
-> Vocalista da banda enormemente bem sucedida de LA,  Guns N' Roses. Sua preocupação: não virar obsoleto.

James Dean tem sido um anti- herói para uma legião de cantores de rock, então não é uma surpresa que Axl Rose cita a biografia de Dean quando perguntado sobre livros que significam algo para ele.
O que é surpreendente é que Rose afirma que não é a forma 'viva rápido- morra jovem' que o interessou sobre James no livro 'Mutant King' de David Dalton, mas sim os detalhes sobre a dedicação de James à sua profissão.
"Eu sempre achei que James Dean era legal, mas eu não gosto de ter ídolos ou algo do tipo." Rose, 26, diz.
"Eu gostei de Dean mais pelo fato de como ele pensava e se dirigia do que pelo 'Ei, eu vou sair hoje e comprar uma jaqueta vermelha e uma blusa branca e ser como ele."
"Eu fiquei intrigado pelos vários caminhos que Dean foi por suas atuações... sua seriedade sobre sua carreira. Eu levei muita dessas coisas para o coração. Eu achei que foi um dos melhores livros que já me instruíram."
Se é improvável escutar o líder da mais atual onda 'badboy' falar sobre sua dedicação ao seu trabalho, é só um aviso de que há algo especial sobre essa banda e esse cantor.
A maioria das bandas de hard rock/heavy metal lida com uma marca corrupta de rock que alcovita ao invés de inspirar ou desafiar a audiência. Eles investem em retórica rebelde e uma postura dissidente, mas frequentemente não mostram imaginação ou emoção genuína.

Entretanto, Guns N' Roses - que o álbum de estreia 'Appetite for Destruction' vendeu mais de seis milhões de cópias- é uma banda que se separa do barulhento e sem rosto rebanho do rock. Depois de construírem uma reputação intimidante de comportamento rude e turbulento que muitas gravadoras rotularam como incorrigível, a banda assinou com a Geffen Records em 1986.

O álbum de estreia - Appetite for Destruction- estava repleto de canções sobre o típico assunto da música hard rock: sexo, drogas e loucuras. Ao invés de simplesmente celebrar o hedonismo, o grupo fala de tentação e consequência - e tem um olho afiado para a hipocrisia social. 

No palco Rose, um nativo de Indiana que se mudou para LA por volta de 1980 e logo se envolveu na cena decadente de hard rock daqui- transparece como um individuo ao invés de uma caricatura machona, apesar de todos as características de roqueiro: tatuagem nos braços, calças de couro preta, longos cabelos e uma bandana no palco. Para alguns, ele é a pessoa mais interessante e carismática na cena local desde Jim Morrison.

Perguntado sobre onde as bandas conseguem inspiração para escreverem as músicas, Rose diz: " Nossa vida.... A banda cresceu nas ruas dessa cidade e é aqui onde nossas canções estão enraizadas. "
Se a vida na rua proveu muito dos temas para o álbum,  Rose - que escreve a maioria das canções da banda- disse que seu estilo de composição foi moldado lendo novelistas como Stephen King ou o falecido Philip K. Dick, do qual "Do Androids Dream of Eletric Sheep" inspirou o filme Blade Runnner.

"Eu realmente gostava dos livros mais antigos de Stephen King" Rose relembra. "Ele estava escrevendo ficção cientifica ou histórias de terror, mas ele fazia tudo parecer tão realista que você sentia que realmente poderia acontecer. As histórias eram muito atuais e às vezes muito brutais em sua honestidade."
"É isso que você precisa se vai escrever sobre a vida nas ruas. Você deve contar exatamente como aconteceu, incluindo as gírias."

Guns N' Roses foram criticados por sua linguagem, especialmente em uma música do álbum 'GNR Lies' que é pontuado com gráficos codinomes sobre negros, homossexuais e outros. Um adesivo na capa do CD avisa sobre 'possível material ofensivo.'
"Nós sabíamos que receberíamos críticas e foi por isso que coloquei um pedido de desculpas bem na capa do álbum." ele diz. "Vivendo nas ruas você passa por vários momentos difíceis e muitas das minhas dificuldades foram com pessoas de diferentes raças e de diferentes religiões.  Eu não tenho nada contra essas pessoas. Eu não sou racista. As canções são apenas sobre coisas que aconteceram conosco. Se você mudar as palavras ou suavizá-las, você estará mudando a verdade."

Apesar de não ser um fã de televisão ou de drama, Rose assiste a muitas filmes. " [Assistir filmes] é o meu hobby favorito." ele afirma. "Eu especialmente gosto de filmes com bom atores....DeNiro, James Wood. Eu gosto de observar como eles usam seus corpos para se comunicarem."

"Eu sou muito tímido e eu posso ser bem inseguro às vezes, mas você tem que achar uma maneira de comunicar seus sentimentos toda noite no palco. Você tem que ganhar a atenção da audiência toda a noite. É um desafio... como um ator na tela, de um jeito. A única diferença é que eu não estou interpretando um personagem, eu estou interpretando eu mesmo. Mas eu estou sempre buscando maneiras de ir além da música para expressar o que sinto."

Outra paixão de Axl: o rádio:
"Não era permitido escutar rádio quando eu era criança porque rock era considerado como o mal em nossa casa. "Rose conta. "Mas eu ganhei um rádio quando estava na sexta série e rapidamente se tornou meu melhor amigo. Eu enlouqueço meus amigos agora porque eu troco de estação toda hora. Eu vou de escutar Frank Sinatra, de escutar uma sinfonia, para Metallica e para The Carpenters."
"Eu gosto da variedade da música. Eu não quero que nos limitemos. Eu acho que você pode ir de escrever uma canção pesada de rock para compor uma canção suave sem se comprometer. O importante é se aproximar da música com a mesma convicção."



Artigo por Robert Hilburn, 25 de dezembro de 1988.


Nenhum comentário:

Postar um comentário