15/01/2014

Labirinto - A Magia do Tempo (1986)

A primeira vez que soube deste filme foi através de uma foto em uma rede social - a cena onde Jareth e Sarah dançam- e queria descobrir qual era o nome do filme já que a cena em particular me atraiu e muito. Reconheci o David Bowie (que interpreta Jareth, o Rei dos Goblins) imediatamente, porém ainda não sabia que filme era.
Depois de ficar alguns dias na casa de uma amiga, que também adora assistir filmes, ela e sua mãe por acaso mencionaram um filme de fantasia chamado Labirinto e contaram um pouco da história e do cantor/ator que o interpretava. Percebi no mesmo momento que era o filme que tanto procurava e finalmente o assisti.
Posso dizer que a espera valeu e muito a pena.
Sarah Williams (interpretada pela maravilhosa Jennifer Connelly quando tinha 14 anos) é uma adolescente que sonha com o mundo de fantasias. Sua mãe e seu pai são divorciados e ela não suporta sua madrasta.O que piora ainda mais a situação é o fato de ter que ficar em casa constantemente como babá para seu meio-irmão Toby.
Lendo um livro de fábulas chamado O Labirinto, Sarah mergulha cada vez mais no mundo fantasioso que serve como uma válvula de escape de sua vida real. Mal ela sabia que o livro era verdadeiro e que Jareth, o Rei dos Goblins( interpretado pelo mágico David Bowie) tinha realmente se apaixonado por ela e dado certos poderes para Sarah.
David Bowie interpreta o perfeito vilão/príncipe encantado na história. Ninguém além dele poderia ter interpretado esse personagem.



E quando numa noite ela não aguentava mais o choro do seu meio irmão e recita as palavras do livro: "Eu desejo que os goblins venham e te levem embora agora!" isso realmente acontece e Toby  é propriedade dos goblins de ali em diante.


Toby Froud- o nome real do menino- era filho do figurinista do Labirinto, Brian Froud. Eles precisavam de um bebê para o filme e bem...o resto é história. 

Sarah agora tem treze horas para vencer o labirinto de Jareth antes que seu irmão vire de vez um dos goblins para sempre. 

Jennifer Connelly interpreta a perfeita mistura de menina/mulher do filme.
Porém é claro que como todo o filme de fantasia - e principalmente direcionado a crianças, embora eu não considere um filme infantil de jeito nenhum- Sarah tem ajuda de vários amigos que ela faz pelo caminho. Que tal os conhecermos?

Hoggle, o mal-humorado e covarde anão passa a ser o melhor amigo de Sarah durante sua jornada.


Sr Didymus e Ambrosious são uma dupla dinâmica e muito engraçada. O Sir é um valente guerreiro que guarda a ponte do Brejo Fedorento e Ambrosious é seu não tão valente companheiro.


"Amigo?" - uma das falas mais famosas dele.
Ludo é um monstro muito bem intencionado e bonzinho. Seu dom de chamar pedras- sim, isso mesmo!- ajuda e muito nossa heroína.


Antes mesmo de Jim Henson, criador dos Muppets, convidar George Lucas para ser o produtor executivo do filme, eles já tinham em mente o David Bowie para interpretar o papel. David concordou e ficou encarregado da trilha sonora do filme, que são todas de sua autoria. Ênfases para as músicas Underground, Magic Dance, As The World Falls Down e Within You.

Jim Henson- infelizmente falecido em 1990- e George Lucas nas gravações do filme.

Jim também conta que eles procuravam uma atriz mais velha para fazer o papel de Sarah, porém não acharam ninguém dentre das mais de 150 garotas que fizeram testes e começaram a abaixar a idade média das atrizes. Ele também disse que no minuto que viu Jennifer Connelly não tinha dúvida que ela seria perfeita para interpretar a personagem.
Abaixo ele conta sobre a escolha de Jennifer:


The Evening Independent- 19 de julho de 1986.
"Mas quando Jennifer veio- ele disse- "ela fez tudo exatamente certo.E a razão pela qual ela era perfeita para o papel, eu acho, foi porque ela estava no mesmo ponto de sua vida que Sarah estava. Ela tinha 14 anos e ainda tinha animais de pelúcias.Ela até trouxe um ursinho de pelúcia com ela  E quando terminamos de filmar o filme, ela já havia superado aquela fase de sua vida. Ela nunca havia ido à um baile ou até mesmo dançado, então quando colocamos o vestido nela para a cena do grande baile ela estava passando por aquela experiência pela primeira vez na sua vida.
Muito disso foi assim."


A grande cena do baile é um dos meus momentos favoritos do filme e de muitas pessoas também. Jareth oferece - no começo do filme - os sonhos de Sarah e nessa cena particular podemos ver qual é o sonho dela mesmo. Ela quer ser amada por ele, mas não quer dá-lo todo o poder de si mesma.


A cena do Baile é maravilhosa e extremamente bem feita. É nessa parte que aparece a música do David 'As The World Falls Down'.
Essas cenas são dos ensaios do Baile e só as coloco para não estragar a surpresa- e o clima- da cena verdadeira.


O filme em si tem grandes citações e uma maravilhosa história. Muitos fãs acham que a história simplesmente conta a vida de uma garota saindo da vida infantil para a vida adulta, porém eu discordo e muito. O filme mostra que apesar de qualquer idade que você tenha, não é tarde para sonhar com universos paralelos, caminhos diferentes e fantasias que você deseja de forma ardente que sejam realidade. O que ele diz, para mim, é que você tem que saber dosá-los. Viver na fantasia é maravilhoso, mas que tal se jogar um pouco na realidade e transformá-la em um lugar que você queira viver também?

Outro ponto que muitos fãs discutem é a diferença de idade entre Jareth e Sarah e como ele e ela se apaixonaram um pelo outro. A maioria das teorias dizem que ela tem problemas com o pai, ou coisa do gênero, mas na verdade o que ela sente por Jareth é aquele tipo de amor platônico que uma garota nunca esquece. Quem nunca sonhou - quando adolescente e até adulta mesmo- sobre aquele cantor ou ator que era muito mais velho do que você e mesmo assim você tinha certeza de que um dia ficaria com ele e o mesmo te amaria? Sarah tinha exatamente esses sonhos.

Agora sobre o Jareth, todos tem que se lembrar que ele é um ser místico, um Fae, e ele é imortal. O que chamou atenção dele sobre a Sarah foi o fato de que embora ela fosse muito diferente dele, ela também dividia características em comum com ele. Vocês verão o que eu digo quando assistirem o filme.O filme tem um final muito bem executado e não podemos deixar de dar os parabéns para Jim Henson que fez um trabalho EXTRAORDINÁRIO com os bonecos do filme. Suas ideias, a movimentação dos personagens são maravilhosíssimas e os efeitos especias- embora não perfeitos, afinal o filme é de 1986- são muito bem trabalhados.  


A caixa de música de Sarah é somente um dos inúmeros detalhes incríveis desse filme.


E os cristais que revelam  e permitem o possuidor viver os seus sonhos são fascinantes.

Algumas partes do filme, principalmente a escadaria e as trocas de nome de Hoggle para Hogwart, me fazem crer que J.K Rowling( escritora da série Harry Potter) tirou algumas de suas ideias para o seu best-seller do filme. Que tal vê-lo e me dizer se concorda comigo? 


O Escher Room é muito parecido com o idealizado em Harry Potter.

Outras curiosidades- como os rostos escondidos de Bowie ao longo da história e as pistas subliminares sobre Sarah e seu mundo- são exploradas e são de tirar o fôlego depois que você começa a percebê-los.

Enfim, Labirinto possui um lugar especial no meu coração. Aventura, amizade, risadas e romance são as características principais do filme. Além de bravura e o desejo de consertar seus erros não importa o que aconteceu.
E sinceramente, se depois de tudo isso, você ainda não assistir esse filme você só pode ser louco! Louco mesmo!






10 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eu amo esse filme!!
    Desde de que fui ver a exposição "David Bowie Is", no MIS e simplesmente fiquei fascinada por ele, então obviamente, eu tinha que ver esse filme!
    Quando eu comecei a ler esse post eu tinha acabado de ver Labyrinth e queria saber algumas curiosidades sobre o filme e adorei as suas observações porque compartilho da mesma opinião!!
    ps: Amei os gifs dos ensaios do baile! Onde conseguiu??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bom Belle? Eu também fui ver a exposição do Bowie no MIS umas três vezes, porque não consegui ir somente uma vez!haha
      Que bom que eu finalmente conheci alguém que compartilha da mesma opinião, é um filme maravilhoso mesmo e eu adoro, um dos meus favoritos no qual o Bowie atuou.
      Essa cena dos ensaios do baile tem no DVD de edição especial do Labirinto, na qual há um documentário sobre o como o filme foi feito. Se você conseguir comprar, vale muito a pena :)

      Excluir
  3. Tudo ótimo!! E você? =D
    Eu só consegui ir 2 vezes.. =\ kkkkkkkkkkk
    Idem! Para mim esse filme é maravilhoso! Além desse gosto de The Hunger, não não é tão legal quanto esse. kkkkkkkk
    Eu procurava curiosidades e inspirações para minha fanfic (sim, sou dessas fanáticas que procuram fanfics ou fazem), mas estou tendo dificuldades em escrever, mas seu post me inspirou bastante! E se me permitir, eu gostaria de usar um trechinho de algumas coisas que eu li, claro com reconhecimento de co-autoria. kkkkkkkkk
    Droga!! E eu não comprei no MIS, estava R$20, mas eu já tinha feito o download. #Trágico =\
    Mas obrigada pela sugestão, vou procurar e ver se encontro por aqui sem ser blu-ray! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem também. :) Nossa que honra que meu post te inspirou a continuar escrevendo sua fanfic. Muito obrigada mesmo pelo elogio. E não se preocupe, eu adoro ler fanfics e se quiser pode passar o link da sua que eu adoraria ler.
      Tirando Labirinto, eu também gosto muito do TMWFTT e The Linguni Incident, são ótimos!
      Ah, e se quiser há esse documentário ou no youtube ou pelo torrent para baixar, mas não tenho certeza teria que dar uma procurada aqui mais tarde.
      Fico feliz por ajudar, sem problemas :)

      Excluir
  4. eu assisto esse filme desde que tinha 10 anos,hoje to com trinta,me lembro que ia na locadora e minha mae ficava brava comigo pois queria alugar so este filme!! bons tempos..eu tenho ate hoje o disco de vinil desse filme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse filme é um cult mesmo! Fico feliz que pessoas de todas as idade o adorem!
      Para mim é um ótimo filme de fantasia! E além do mais tem David Bowie! O que mais uma garota pode querer de um filme, né? haha

      Excluir
  5. Apesar do post ter quase três anos, o encontrei agora e simplesmente adorei. Amo muito esse filme e como a Sarah, eu com meus 12 para 13 anos de idade, quando assisti pela primeira vez, também me apaixonei pelo Jareth... Não tinha raiva da minha família, mas queria sim ver o Rei dos Duendes... kkkkkk
    E outra, não sei se já viu, mas a DarkSide Books lançou o livro, com a capa idêntica ao livro que a Sarah utiliza no filme... Lindo demais e mesmo já beirando os 40, não me canso de assistir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra, muuuito obrigada pela sua visita!
      Eu confesso que assisti ao filme mais tarde, mas mesmo assim, eu me apaixonei instantaneamente pelo Jareth! haha
      Vi sim e amei a capa! Eles lançaram um livro baseado no filme, mas até hoje nunca consegui ler inteiro. Estava disponível na web, mas não consegui achar mais o link!
      E concordo com você, fui na exposição do MIS e fiz questão de comprar minha cópia do filme! Bowie, ops, Jareth pra sempre!haha
      Volte sempre :)

      Excluir
  6. Nossa, eu assisto Labirinto desde tinha uns 8, 9 anos (agora tenho 38). Adorei o post e as informações. Saudoso David Bowie!

    ResponderExcluir